Atualidade
Quatro projetos de investigação na área da saúde vão ser desenvolvidos a partir da Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Coimbra (ESTeSC), no âmbito de uma parceria com a Unidade Local de Saúde (ULS) de Coimbra. Dois dos projetos aprovados no concurso Cocreating for InterDisciplinarity (Co4ID) estão relacionados com a hipertensão arterial – um deles pretende avaliar o impacto da substituição do sal por salicórnia e o outro visa o aconselhamento e intervenção integrada na prevenção e controlo nos cuidados de saúde primários, através da alimentação saudável e atividade física.
A Sociedade Portuguesa de Medicina Interna (SPMI) abre as candidaturas para o Prémio de Risco Cardiovascular Dr. Pedro Marques da Silva. Esta distinção, que homenageia o legado do Dr. Pedro Marques da Silva, visa reconhecer a excelência na investigação em risco cardiovascular em Portugal e incentivar jovens investigadores a contribuírem para o avanço do conhecimento nesta área crucial da saúde. As candidaturas devem ser submetidas até ao dia 31 de março.
O Laboratório de Hemodinâmica da ULS Viseu Dão-Lafões (ULSVDL) realizou, pela primeira vez, o encerramento de dois casos de foramen oval patente em adultos jovens.
As pessoas que vivem perto de aeroportos e estão expostas a níveis elevados de ruído das aeronaves podem ter um maior risco de sofrer problemas cardíacos e são mais propensas a sofrer ataques cardíacos, arritmias potencialmente fatais e AVC.
A reunião conjunta dos Grupos de Estudo de Insuficiência Cardíaca (GEIC), Hipertensão Pulmonar (GEHP) e Cardiopatias Congénitas (GECC) – Heart Team 2025 – arrancou ontem, 9 de janeiro, na Fundação António Cupertino de Miranda, no Porto, e tem sido palco de apresentação de nova evidência científica e de revisão de conceitos, bem como de experiências da prática clínica diária por parte de especialistas nacionais e de além-fronteiras. Presente no local, a News Farma partilha, por isso, alguns dos momentos vividos neste evento que termina hoje. Percorra a nossa fotogaleria.
“Ninguém Morre do Nada” é a campanha lançada pela Fundação Portuguesa de Cardiologia (FPC) que tem como objetivo sensibilizar a população para a importância da prevenção e cuidados com a Saúde cardiovascular. Está disponível nas redes socias da FPC, oferecendo recursos e informações para ajudar as pessoas a cuidarem melhor do seu coração e reduzirem os riscos de doença.
O Serviço de Cardiologia do Hospital de Santo André, em Leiria, fez duas aquisições de equipamento pesado que ultrapassa um milhão de euros. O documento de compromisso com a direção executiva do Serviço Nacional de Saúde (SNS) e a Administração Central de Sistemas de Saúde (ACSS) confere a atribuição de um angiógrafo e um aparelho de tomografia computorizada.
A Sociedade Portuguesa de Cardiologia (SPC) deu um passo na melhoria da saúde cardiovascular em Portugal com o lançamento do seu Plano Estratégico para a Saúde Cardiovascular. Este plano tem como objetivo identificar os principais desafios, definir objetivos estratégicos e destacar áreas prioritárias para a intervenção na área da saúde cardiovascular a curto e médio prazo.
Fátima Franco, cardiologista e coordenadora da Unidade de Tratamento de Insuficiência Cardíaca Avançada da Unidade Local de Saúde (ULS) de Coimbra, foi nomeada diretora do Programa para a área das Cérebro-Cardiovasculares da Direção-Geral da Saúde (DGS). Com esta nomeação, tem a responsabilidade de liderar iniciativas que reforcem a prevenção, tratamento e reabilitação de doenças cérebro-cardiovasculares, que continuam a ser uma das principais causas de morte e incapacidade em Portugal.
O Hospital da Luz Lisboa recebeu a acreditação da European Association of Preventive Cardiology (EAPC), enquanto prestador de cuidados de excelência em Prevenção Secundária/Reabilitação Cardíaca e Cardiologia Desportiva. Torna-se, assim, o terceiro centro em Portugal acreditado pela EAPC em Prevenção Secundária/Reabilitação Cardíaca, de um total de 15 centros reconhecidos, e o primeiro centro, em Portugal, acreditado em Cardiologia Desportiva.