Atualidade

04 Ago. 2020

Os níveis de colesterol estão a diminuir nos países ocidentais e a aumentar nos de baixo e médio rendimento, particularmente na Ásia, revela um estudo publicado na revista Nature, que analisou os níveis de colesterol em 200 países, ao longo de quatro décadas. O Instituto de Saúde Pública da Universidade do Porto (ISPUP) participou nesta investigação, que incluiu dados das coortes populacionais EPIPorto e EPITeen.

04 Ago. 2020

A Jaba Recordati anunciou a sua união à CardioUpdate, no seu programa de formação contínua dirigido a profissionais de saúde designado e-Recordati Sm@rt Coração, scientifc support by CardioUpdate. Esta aliança parte da crença da farmacêutica de que a formação contínua do profissional de saúde é fundamental e uma mais-valia para desempenhar com sucesso a sua atividade.

04 Ago. 2020

Tendo em conta o impacto da COVID-19 nos cuidados de saúde, particularmente nos doentes cardiovasculares, um grupo de especialistas liderado pela Dr.ª Irene Marques, especialista em Medicina Interna e coordenadora da Clínica Multidisciplinar de Insuficiência Cardíaca (GEstIC) do Centro Hospitalar Universitário do Porto, com o apoio da AstraZeneca, lançam uma série de cinco vídeos com o objetivo de esclarecer e informar os doentes com patologias cardiovasculares, que representam um dos grupos com “maior risco de complicações graves e morte se contraírem COVID-19”.

04 Ago. 2020

No âmbito do Dia Mundial dos Avós, que se assinalou no dia 26 de julho, o coordenador do projeto Valve for Life, da Associação Portuguesa de Intervenção Cardiovascular (APIC), lembra que a técnica minimamente invasiva de tratamento para a estenose aórtica grave, considerada uma doença de “avós”, é, em 2020, uma alternativa para todos os doentes.

 

28 Jul. 2020

O Hospital do Espírito Santo de Évora realizou a primeira implantação de uma válvula aórtica através da técnica minimamente invasiva, a um doente de alto risco com cirurgia coronária prévia, com dois bypass de mamária permeáveis, que inviabilizavam uma reoperação de estenose aórtica e que teve alta ao fim de 24 horas.

28 Jul. 2020

O Registo Nacional de Cardiologia de Intervenção (RNCI), um projeto da Associação Portuguesa de Intervenção Cardiovascular (APIC), está em fase de restruturação e vai passar a incluir um sub-registo de oclusões totais crónicas (CTO). Estas situações são encontradas em 18 a 20% dos doentes que efetuam cateterismo cardíaco diagnóstico.

21 Jul. 2020

A Bayer, em colaboração com a MSD, anunciou que a Food and Drug Administration (FDA) dos Estados Unidos da América (EUA) aceitou a revisão prioritária para New Drug Application (NDA) para vericiguat, desenvolvido para tratar doentes com insuficiência cardíaca crónica sintomática com fração de ejeção inferior a 45% após um evento de agravamento de insuficiência cardíaca. O vericiguat está a ser desenvolvido em conjunto com a MSD.

21 Jul. 2020

Adotar e fomentar o uso racional dos antibióticos tem sido uma prioridade e um desafio constante, atendendo ao impacto da resistência aos antimicrobianos (RAM), nomeadamente no que diz respeito à mortalidade associada, custos diretos e prolongamento dos internamentos. Para tratar importantes questões sobre como se está a decidir antibióticos na atualidade, um painel de especialistas irá juntar-se numa sessão virtual dirigida a profissionais de saúde, com o apoio da Biomérieux, no dia 23 de julho, às 21h00.

14 Jul. 2020

O Comité de Educação e Treino da European Association of Percutaneous Cardiovascular Interventions (EAPCI) acaba de publicar a proposta de Core Curriculum para a Cardiologia de Intervenção, no jornal internacional EuroIntervention. O documento tem como objetivo servir de consenso a nível europeu para a prática da subespecialidade.

14 Jul. 2020

A Sociedade Portuguesa de Medicina Interna (SPMI) acaba de criar o “Prémio SPMI, Pedro Marques da Silva em Risco Cardiovascular”, na importância de cinco mil euros, com o patrocínio da Bayer Portugal.

Newsletter

Agenda

Agenda

PUB

Apoio

Jaba RecordatiKRKAMerckMylanServier