Atualidade

15 Jun. 2021

A Associação Portuguesa de Intervenção Cardiovascular (APIC) promove a iniciativa formativa Day at the CathLab (D@CL), sobre a temática “Intervenção coronária percutânea em bifurcações. Quanto mais simples melhor?”, a decorrer no próximo dia 18 de junho, no Laboratório de Hemodinâmica do Hospital de São Teotónio, Centro Hospitalar Tondela-Viseu. O objetivo é a troca de conhecimento e de experiências, de forma a manter os cardiologistas de intervenção atualizados e a par das diferentes soluções para resolver os casos mais desafiantes.

15 Jun. 2021

As pessoas com sintomas de enfarte pediram ajuda mais tarde em 2020 e o tempo que levou entre a chamada de emergência e o doente ser assistido no hospital aumentou quase 20 minutos.

15 Jun. 2021

A Sociedade Portuguesa de Aterosclerose (SPA) alertou para a necessidade de identificar, quanto mais cedo possível, os fatores de risco da doença que é já responsável por 12% das mortes prematuras em Portugal e com custos globais de 1,9 mil milhões de euros.

08 Jun. 2021

Numa lógica de consolidar a missão à qual se dedica há 40 anos, a Fundação Portuguesa de Cardiologia (FPC) lançou, com uma periodicidade trimestral, a revista “Coração em Forma”.

08 Jun. 2021

O “Acesso Radial Distal” vai ser discutido já amanhã, dia 9 de junho, na iniciativa “Day at the Cath Lab” (D@CL), dinamizada pela Associação Portuguesa de Intervenção Cardiovascular (APIC), que terá lugar no Centro de Cardiologia de Intervenção do Hospital de Faro / Centro Hospitalar Universitário do Algarve.

08 Jun. 2021

O presidente da Sociedade Portuguesa de Cardiologia (SPC), Prof. Doutor Lino Gonçalves, defende que a telemedicina deve manter-se, mas salienta que a questão crítica nas consultas é definir quais os doentes que podem ser seguidos à distância.

01 Jun. 2021

A Bolsa Akira 2020, da responsabilidade da Sociedade Portuguesa de Aterosclerose (SPA) e da Daiichi Sankyo, foi atribuída ao Dr. Francisco Vasques-Nóvoa com a apresentação do projeto "Fenotipagem lipídica e inflamatória na aterosclerose”.

01 Jun. 2021

Novos dados do estudo de fase 3 VOYAGER PAD mostram que o rivaroxabano (2,5 mg, duas vezes por dia) em associação com aspirina (100 mg, uma vez por dia) reduz consistentemente os eventos vasculares graves em doentes com doença arterial periférica (DAP) após revascularização dos membros inferiores (RMI), comparativamente à aspirina em monoterapia.

01 Jun. 2021

O Dr. Eduardo Infante de Oliveira foi eleito, pela Associação Portuguesa de Intervenção Cardiovascular (APIC), como presidente da direção da mesma para os próximos dois anos.

01 Jun. 2021

No decorrer do CPC2021, decorreu um simpósio dedicado às estratégias de redução de colesterol LDL (LDL-C) com evolocumab em doentes cardiovasculares (CV) de alto risco. A sessão teve lugar no dia 30 de abril, contou com a moderação da Prof. Doutora Cristina Gavina (Unidade Local de Saúde de Matosinhos, EPE/Hospital Pedro Hispano) e teve como palestrantes o Prof. Doutor Kausik Ray (Professor no Imperial College London & Presidente da European Atherosclerosis Society) e o Prof. Doutor Rui Baptista (Diretor do Serviço de Cardiologia do Centro Hospitalar de Entre Douro e Vouga, EPE/Hospital de S. Sebastião). Esta sessão teve o patrocínio da Amgen.

Newsletter

Agenda

Agenda

PUB

Apoio

AstrazenecaKRKAMerckPfizerRecordati

 

ServierTecnimedeViatrisVifor Pharma