Atualidade

21 maio 2019

O diagnóstico e as mais recentes terapêuticas farmacológicas estiveram em debate durante o GaiaHEARTFAILURE 2019, que decorreu no último dia 17 de maio, na cidade do Porto. Presentes estiveram alguns dos mais reconhecidos especialistas na área, que se encontraram num mesmo espaço, em sessões direcionadas maioritariamente aos clínicos que lidam diariamente com o doente com insuficiência cardíaca em contexto hospitalar. O My Cardiologia marcou presença e reuniu em galeria alguns dos melhores momentos.

 

14 maio 2019

A 11.ª edição do Lisbon Summer Meeting está marcada para os próximos dias 6 e 7 de julho, no Centro Cultural de Belém, em Lisboa, data em que vão também ser comemorados os 50 anos do Serviço de Cardiologia do Centro Hospitalar Lisboa Central (CHLC) – Hospital de Santa Marta. O programa científico do encontro já é conhecido.

 

14 maio 2019

Começou no último dia 8 de maio a 9.ª edição dos “7 Dias do Coração”, que decorre ao longo de várias atividades, em Setúbal, durante todo o mês. A organização da iniciativa, destinada à população em geral de forma gratuita, é da autoria da Liga dos Amigos do Serviço de Cardiologia do Hospital de São Bernardo, em Setúbal.

 

14 maio 2019

O mês de junho vai ficar marcado pela 9.ª edição dos Challenges in Cardiology, marcada para os dias 28 e 29, no Palace Hotel Monte Real. A submissão de trabalhos encontra-se a decorrer, terminando no próximo dia 31 de maio. O programa preliminar já está disponível.

 

07 maio 2019

A Associação Portuguesa de Intervenção Cardiovascular (APIC) reelegeu o Dr. João Brum Silveira como presidente da direção por um período de mais dois anos. Licenciado pela Faculdade de Medicina da Universidade do Porto, o especialista é cardiologista há mais de 20 anos, sendo também responsável pelo Laboratório de Hemodinâmica do Hospital de Santo António, Centro Hospitalar do Porto.

 

07 maio 2019

De acordo com o estudo EMPIRE, cerca de 50% dos doentes com insuficiência cardíaca (IC) grave têm anemia, mostrando que a prevalência da anemia na população portuguesa adulta é bastante superior àquela prevista pela Organização Mundial da Saúde (OMS). O que se estimava ser uma prevalência de 15% é, na realidade, de 20.4%, constituindo, por isso, um problema de Saúde Pública. Em cerca de metade dos casos a anemia é ferropenica.

 

07 maio 2019

As doenças cardiovasculares continuam a ser as principais responsáveis por um maior número de mortes, não só em Portugal, mas em todo o mudo. O alerta é feito pela Sociedade Portuguesa de Cardiologia (SPC), que sublinha a importância de identificar atempadamente os sintomas e controlar os fatores de risco associados, tendo como objetivo final reverter o atual panorama a nível global.

 

30 Abr. 2019

Um evento marcado, logo desde início, pelos números: 70 anos da Sociedade Portuguesa de Cardiologia (SPC), 50 anos dos Cuidados Intensivos em Portugal e 40 anos de Congresso Português de Cardiologia (CPC). E os números significativos foram uma constante ao longo dos três dias, com mais de 2.500 participantes, neste que foi considerado o “congresso XL”. Sem nunca deixar para trás as iniciativas de sucesso de edições anteriores, este ano ficou marcado pela inovação, que deu espaço ao mass training e ao Cardio Speakers Corner. O My Cardiologia reuniu em quatro minutos de vídeo alguns dos melhores momentos.

 

28 Abr. 2019

De entre todas as iniciativas preparadas para o Congresso Português de Cardiologia (CPC) 2019, duas delas foram desenvolvidas a pensar em todos os portugueses. O mass training em suporte básico de vida (SBV) “O Coração nas Mãos” e a 4.ª Corrida do Coração chegaram à população em geral, como forma de promoção de hábitos mais saudáveis e sensibilização para a problemática da morte súbita. Percorra a galeria de imagens e confira alguns dos melhores momentos.

 

27 Abr. 2019

No arranque do Congresso Português de Cardiologia (CPC), o auditório do Centro de Congressos de Vilamoura esteve repleto de cardiologistas e profissionais de outras especialidades para testemunhar o início oficial das atividades. O Dr. Daniel Ferreira, presidente do evento, destacou o carácter “XL” do CPC 2019, com “mais de 100 sessões em três dias, chegando a ter 10 salas em simultâneo, e antecipando ultrapassar novamente os 2.700 congressistas”. Percorra a galeria e veja alguns dos melhores momentos.

 

Newsletter

Sociedade Portuguesa de Cardiologia

PUB

Apoio

Medinfar