Atualidade

11 Jul. 2019

A Sociedade Portuguesa de Cardiologia (SPC) celebrou ontem, dia 9 de julho, 70 anos de existência ao serviço da comunidade pautados pela promoção da investigação e formação médica e ainda pela melhoria da literacia da educação da população portuguesa. Atingiu, segundo o Prof. Doutor Victor Machado Gil, presidente da Sociedade, a idade da sabedoria, caminhando assim para um futuro que se avizinha como promissor. O aniversário foi assinalado com uma sessão solene, no Centro Cultural de Belém, em Lisboa. O My Cardiologia esteve presente. Assista ao vídeo da reportagem.

09 Jul. 2019

Foi desenvolvido um método capaz de isolar as células do coração aptas a regenerar o tecido cardíaco após um episódio de enfarte. Os responsáveis pelo estudo, recentemente publicado na revista PLOS Biology, são os investigadores do Instituto de Investigação em Saúde (i3S), no Porto.

09 Jul. 2019

A Sociedade Portuguesa de Cardiologia (SPC) celebra hoje, 9 de julho, 70 anos de existência ao serviço da comunidade, na promoção da investigação e formação médica e ainda pela melhoria da literacia da educação da população portuguesa.

02 Jul. 2019

Sendo o acidente vascular cerebral (AVC) e as doenças cardiovasculares as principais causas de morte em Portugal, a Bayer vai apoiar o evento onde serão apresentadas as primeiras conclusões de um estudo acerca do impacto da aterosclerose na saúde dos portugueses, na sociedade e na economia do país. A apresentação decorre amanhã, dia 3 de julho, às 9h30, nos Montes Claros (Monsanto), em Lisboa.

25 Jun. 2019

Um estudo concluiu que uma em cada sete mortes por acidente vascular cerebral (AVC) pode ser atribuída à falta de ingestão de frutas e legumes nas quantidades desejáveis e uma em cada 12 mortes por doenças cardiovasculares também resulta da falta de verduras nos regimes alimentares.

25 Jun. 2019

O Curso Suporte Avançado de Vida Cardiovascular começa amanhã, dia 26, e termina no dia 27 de junho, na Academia CUF, em Carnaxide. A formação vai focar o trabalho de equipa, valorizando a primeira abordagem médica na assistência a vítimas de paragem cardiorrespiratória (PCR). Baseia-se em casos clínicos simulados, apostando na participação dos formandos através do treino de todas as técnicas individualmente ou em equipa.

18 Jun. 2019

No âmbito das comemorações do 70.º aniversário da Sociedade Portuguesa de Cardiologia (SPC), que se assinalam no dia 9 de julho, a direção encabeçada pelo Prof. Doutor Victor Gil criou a “Bolsa de Investigação SPC/Banco de Portugal comemorativa dos 70 anos da SPC”. O objetivo é, simultaneamente, festejar o septuagésimo aniversário da sociedade científica e materializar a sua missão no "apoio aos médicos que persistem com obstinação, através dos caminhos da ciência, em melhorar a vida dos doentes com patologia cardiovascular".

18 Jun. 2019

"São setenta anos de uma história rica e densa ao serviço da comunidade pelo fomento da investigação científica, pela educação médica continuada, pelo exercício do debate e reflexão coletiva e pela melhoria da literacia da população. Somos [Sociedade Portuguesa de Cardiologia (SPC)] hoje uma grande organização científica, fortemente envolvida em parcerias internacionais". As palavras são do Prof. Doutor Victor Gil sobre o 70.º aniversário da sociedade científica que lidera, acrescentando que sente "orgulho no que foi feito e a responsabilidade de fazer mais e fazer bem". A celebração decorre na Sala Luís de Freitas Branco, no Centro Cultural de Belém (CCB), no dia 9 de julho, a partir das 18h30. 

18 Jun. 2019

A Associação Portuguesa de Intervenção Cardiovascular (APIC), em conjunto com as suas associações congéneres de Itália e Espanha, publicaram, no International Journal of Cardiology, um documento de consenso para especialistas da área, sobre o uso de dispositivos de suporte de assistência ventricular esquerda percutânea (pLVAD) com marca CE, durante uma intervenção coronária percutânea complexa de alto risco.

18 Jun. 2019

A Associação de Apoio aos Doentes com Insuficiência Cardíaca (AADIC) vai realizar uma reunião de apresentação do estudo “The Handbook of multidisciplinary and integrated heart failure care” da Heart Failure Policy Network (HFPN), no próximo dia 25 de junho, entre as 09h30 e as 13h00, no Centro Cultural de Belém (CCB). O evento contará com a presença de vários stakeholders da área da Saúde, tais como a Comissão Parlamentar de Saúde, sociedades cientificas, associações de doentes, médicos, investigadores e indústria farmacêutica, com o objetivo de colocar a insuficiência cardíaca (IC) na agenda mediática, política e social do país. 

Newsletter

PUB

Apoio

Medinfar