Atualidade

25 Nov. 2020

No âmbito da apresentação das “2020 ESC Guidelines on Atrial Fibrillation”, as Prof.as Doutoras Carina Blomstrom-Lundqvist e Isabelle Van Gelder deram o seu contributo falando, respetivamente, sobre um melhor controlo de sintomas e das comorbilidades para a prevenção dos eventos relacionados com a fibrilhação auricular, pontos centrais na abordagem ABC, proposta no documento publicado em finais de agosto.

25 Nov. 2020

No decorrer do congresso ESC 2020, o Prof. Doutor Nicolas Danchin apresentou, em formato de poster, os resultados do estudo francês de coorte de base populacional NAXOS, que permitiu “uma oportunidade única de avaliar à escala nacional a segurança dos anticoagulantes orais disponíveis para tratar doentes com fibrilhação auricular de causa não valvular”.

25 Nov. 2020

Doentes com fibrilhação auricular recém-diagnosticada beneficiam da terapêutica precoce de controlo do ritmo, de acordo com os resultados do ensaio EAST-AFNET 4, apresentados no passado dia 29 de agosto numa sessão Hot Line do ESC Congress 20201.

25 Nov. 2020

A incerteza sobre o regime terapêutico mais apropriado para doentes com fibrilhação auricular que desenvolvem síndrome coronária aguda ou são submetidos a intervenção coronária percutânea foi o mote para o desenvolvimento do estudo AUGUSTUS. Os resultados deste estudo foram apresentados na edição virtual do Congresso ESC 2020, na comunicação proferida pelo Prof. Doutor Robert Storey e intitulada “Choice of P2Y12 inhibitor and clinical outcomes in the AUGUSTUS study: support for an individualised approach”.

25 Nov. 2020

“CC to ABC: AF characterization and holistic integrated care – From 5 Domains to ABC approach” foi o foco da palestra do Prof. Doutor Gregory Lip, diretor do Liverpool Centre for Cardiovascular Science na Universidade de Liverpool (Reino Unido), inserida na sessão de apresentação das “2020 ESC Guidelines on Atrial Fibrillation”, que decorreu no European Society of Cardiology (ESC) Congress 2020 – The Digital Experience.

24 Nov. 2020

A Sociedade Portuguesa de Cardiologia anunciou, no dia de ontem, que o Prof. Doutor Fausto Pinto foi homenageado com o título de membro honorário da Sociedade Brasileira de Cardiologia.

23 Nov. 2020

A diretora do Serviço de Cardiologia Pediátrica do Centro Hospitalar Universitário Lisboa Central (CHULC), Dr.ª Fátima Pinto, lamenta que se perca “todos os dias horas e muita tinta a escrever sobre a COVID-19” e se esqueçam das milhares de pessoas que já morreram este ano com doenças cardiovasculares e de cancro.

23 Nov. 2020

Um estudo europeu sobre os efeitos cardiovasculares da infeção pelo novo coronavirus em crianças e adolescentes revelou a existência de uma "síndrome inflamatória multissistémica".

23 Nov. 2020

Realizou-se, pela primeira vez em Portugal, no Hospital de Santa Maria, em Lisboa, um tratamento por cateterismo num bebé de sete meses, que sofria de taquicardia resistente aos medicamentos, o que levava a internamentos frequentes.

19 Nov. 2020

O diagnóstico atempado da fibrilação auricular (FA) poderá ser fundamental na prevenção de outras doenças, como o acidente vascular cerebral (AVC). Veja de que forma é que a FA poderá silenciosamente provocar o aparecimento de complicações.

Newsletter

Agenda

Agenda

PUB

Apoio

KRKAMerckMylanPfizerRecordatiServier