Atualidade

12 Nov. 2019

Numa altura em que mais de 422 milhões de adultos sofrem de diabetes, tem-se verificado melhorias no tratamento clínico da doença, com a incorporação de novos medicamentos para o seu controlo. Quem o diz é o Dr. Rodrigo Oliveira, coordenador do departamento de Cirurgia Bariátrica e Metabólica do Hospital Cruz Vermelha, a propósito do Dia Mundial da Diabetes, que se assinala na quinta-feira, dia 14 de novembro. No entanto, a falta de controlo dos doentes é “assustadora”.

12 Nov. 2019

A Bolsa de Investigação da Sociedade Portuguesa de Cardiologia (SPC), com o apoio do Banco de Portugal, foi entregue no passado dia 31 de outubro, durante o concerto da família cardiológica no Teatro Thalia, em Lisboa. 

12 Nov. 2019

A Eli Lilly and Company (NYSE: LLY) anuncia que a Agência Europeia do Medicamento (EMA) atualizou o Resumo de Características do Medicamento (RCM) de dulaglutido. A EMA acordou que o RCM deve incluir os resultados dos eventos cardiovasculares (CV) obtidos através do ensaio clínico REWIND, que demonstra uma redução em 12% do número de eventos cardiovasculares adversos major (MACE, do inglês Major Adverse Cardiovascular Events).

12 Nov. 2019

Segundo a Fundação Portuguesa de Cardiologia, cerca de dois milhões de portugueses são hipertensos e, destes, 50% sabem que sofrem desta patologia, 25% estão medicados e 11% têm a tensão efetivamente controlada. Conhecida como a “doença silenciosa”, a hipertensão arterial pode ser fatal quando não é diagnosticada ou controlada, sendo um dos principais fatores de risco no aparecimento de doenças cardiovasculares, como os acidentes vasculares cerebrais (AVC), a insuficiência cardíaca ou o enfarte agudo do miocárdio.

11 Nov. 2019

Portugal vai receber, nos próximos dias 6 e 7 de dezembro, cerca de 80 especialistas internacionais ligados à área da Cardiologia no Hospital de Santa Marta, no Centro Hospitalar e Universitário de Lisboa Central. Esta é uma iniciativa intitulada Center of Excellence of Lisbon e conta com o apoio da Daiichi Sankyo.

05 Nov. 2019

O Instituto de Saúde Pública da Universidade do Porto (ISPUP) divulgou um estudo, publicada no Journal of Adolescent Health, que revela que as crianças que apresentam um estado pubertário mais avançado estão em maior risco de desenvolverem obesidade e complicações cardiometabólicas.

05 Nov. 2019

A Associação Portuguesa de Intervenção Cardiovascular (APIC) revela que, em 2018, foram realizadas 14.790 angioplastias coronárias. Os dados, agora divulgados, pertencem ao Registo Nacional de Cardiologia de Intervenção (RNCI) que tem como objetivo coletar, de forma contínua, toda a atividade no âmbito da Cardiologia de Intervenção, que ocorre em todos os laboratórios de Cardiologia de Intervenção no território nacional.

 

 

29 Out. 2019

Já pode ler a Revista Portuguesa de Cardiologia (RPC) no seu smartphone ou tablet através de uma aplicação disponível na App Store ou Play Store. A partir do download da app fica a par das mais recentes edições e dos últimos artigos.

29 Out. 2019

A Sociedade Portuguesa do Acidente Vascular Cerebral (SPAVC) junta-se à World Stroke Organization (WSO) para assinalar o Dia Mundial do AVC, que se comemora hoje, dia 29 de outubro. Nesta efeméride, as autoridades de Saúde realçam a importância de apostar na prevenção da doença vascular cerebral, alertando para que uma em cada quatro pessoas vai ter um AVC.

29 Out. 2019

Coração e cérebro: separados pela anatomia, unidos quando se trata do acidente vascular cerebral (AVC), explica o Dr. Vítor Oliveira, responsável pela consulta de Neurologia para Doenças Vasculares Cerebrais do Heart Center, no Hospital Cruz Vermelha. “Muitas doenças do coração podem provocar acidentes vasculares cerebrais. Daí ser importante uma abordagem conjunta, pois não se pode separar a patologia vascular cerebral da patologia cardiovascular.” Uma relação que o Heart Center privilegia, o que torna esta consulta inovadora no país. 

Newsletter

Opinião

AVC e fatores de risco: quais as recomendações e desafios atuais
Prof. Doutor Daniel Caldeira, coordenador do Grupo de Estudos de Trombose e Plaquetas da Sociedade Portuguesa de Cardiologia
A identificação dos doentes é o principal desafio no tratamento da insuficiência cardíaca
Dr. Paulo Bettencourt, internista e coordenador do Núcleo de Estudos de Insuficiência Cardíaca

PUB

Apoio

Jaba RecordatiMylan