Atualidade

17 maio 2022

A Sociedade Portuguesa de Hipertensão (SPH) realiza na próxima quinta-feira, 19 de maio, uma sessão informativa destinada a profissionais de saúde. A sessão tem início marcado para as 13h00, no auditório do Hospital Beatriz Ângelo, uma iniciativa integrada na 3.ª edição da Semana da Hipertensão, que decorre de 16 a 23 de maio.

17 maio 2022

No âmbito do dia mundial da hipertensão arterial (HTA) que se assinala esta terça-feira, 17 de maio, a Associação Protectora dos Diabéticos de Portugal (APDP) alerta para a grande prevalência da hipertensão arterial em pessoas com diabetes. A associação enfatiza o papel do doente em que este deve medir regularmente a sua tensão arterial (TA) para prevenir complicações associadas a esta doença.

17 maio 2022

Pessoas que testaram positivo à COVID-19 enfrentam riscos mais elevados de desenvolverem de várias formas doenças cardiovasculares (DCV). As conclusões surgem de um novo relatório protagonizado pela Daiichi Sankyo Europe Company, além de atentarem ainda de que a carga das DCV na Saúde poderão ser substanciais devido às complicações associadas a longo prazo pelo vírus.

10 maio 2022

A Bayer anunciou recentemente os dados positivos do ensaio PACFIC‑AF que comparou a segurança do asundexianoo, um inibidor do fator XIa (FXIa) experimental administrado por via oral, com a do apixabano, um anticoagulante oral não antagonista da vitamina K, em doentes com fibrilhação auricular (FA). Os resultados demonstraram que a taxa de hemorragia para o parâmetro de avaliação primário (hemorragia major e não major clinicamente relevante segundo a ISTH) reduziu 67 %, em doentes que receberam o asundexiano em comparação com os que receberam o apixabano.

10 maio 2022

A insuficiência cardíaca (IC) é doença crónica com uma elevada prevalência em Portugal, cerca de 340 mil portugueses sofrem de IC, o que representa elevados custos para o sistema de saúde. A prevalência tem vindo a aumentar nos últimos anos, com 4,36 % da população acima dos 25 anos a sofrer da doença e a previsão é que até 2035 existam 480 mil pessoas, em Portugal, a sofrer de IC. Apesar dos tratamentos já existentes, para fazer face a este problema de saúde, a IC continua a ter elevadas taxas de morbilidade e mortalidade.

03 maio 2022

O Centro Hospitalar Universitário de Coimbra (CHUC) antecipou a norma da Direção-Geral da Saúde (DGS) que estabeleceu, a partir de dia 30 de abril, a desativação das Unidades ou Serviços Hospitalares "livres de COVID-19" e as áreas dedicadas a doentes com infeção respiratória.

03 maio 2022

Um estudo divulgado esta terça-feira, 3 de maio, indica que dois em cada três portugueses procuraram, em 2021, os cuidados de saúde como forma de prevenção de doenças, a maioria dos inquiridos está disponível para fornecer dados sobre a sua saúde, em dispositivos eletrónicos e para receber aconselhamento. As áreas mais procuradas foram a Cardiologia e a Oncologia.

03 maio 2022

A Sociedade Portuguesa de Hipertensão (SPH) assinala entre os dias 16 e 23 de maio a Semana da Hipertensão, uma iniciativa que organiza pelo 3.º ano consecutivo com o objetivo de sensibilizar os portugueses para a doença, alertando para a importância de medir e controlar a hipertensão arterial (HTA). À semelhança do que aconteceu no ano passado, nestas datas, vão decorrer ações de sensibilização através de canais digitais e ainda iniciativas de rastreio, no Hospital Beatriz Ângelo, em Loures.

27 Abr. 2022

O Congresso Português de Cardiologia ficou marcado por discussões profícuas e pela divulgação dos mais recentes avanços terapêuticos. As salas cheias são, por isso, um reflexo da curiosidade e do interesse que uniu centenas de participantes neste evento científico.

26 Abr. 2022

Investigadores da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto (FMUP) descobriram que doentes com hipertensão e diabetes têm, mesmo antes de terem lesões cerebrais ou acidentes vasculares cerebrais (AVC), a articulação entre neurónios e microvasos sanguíneos “mais lenta”.

Newsletter

Agenda

Agenda

PUB

Apoio

AstrazenecaAzevedosKRKAMerckPfizer

 

RecordatiServierTecnimedeViatrisVifor Pharma