Atualidade
A Daiichi Sankyo Portugal lançou a Campanha 10 Years of ENGAGE que assinala uma década do estudo ENGAGE AF-TIMI 48, o maior e mais longo ensaio clínico com um NOAC. Foram 10 anos de avanços científicos sem precedentes, ao ritmo da investigação e da ciência, que contribuíram para a saúde cardiovascular da população com fibrilhação auricular (FA).
O Serviço de Cardiologia do Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra (CHUC) realizou, pela primeira vez em Portugal, uma série de quatro intervenções valvulares pulmonares.
O Prémio Missão 70/26: 1ª Edição – Adesão na Hipertensão, que atribuirá um total de 23 mil euros a projetos que promovam a adesão dos doentes hipertensos à terapêutica, teve o seu prazo de candidaturas alargado até 31 de dezembro de 2023, anunciou a Sociedade Portuguesa de Hipertensão (SPH). O prazo foi alargado em resposta a vários pedidos, possibilitando assim uma maior participação e propostas de projetos.
O Hospital CUF Santarém adquiriu um equipamento de última geração de Tomografia Computorizada (TAC), único em Portugal, que, através de inteligência artificial, torna possível a realização de exames de imagem cardíaca menos invasivos e mais precisos. Com esta aposta, a CUF reforça a acessibilidade da população a cuidados de saúde diferenciados.
O Centro Hospitalar Universitário Cova da Beira (CHUCB), com unidades na Covilhã e no Fundão, iniciou a utilização de desfibrilhadores cardíacos, usados na prevenção da morte súbita e no tratamento de arritmias malignas.
Investigadores da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto (FCUP) testam se as bebidas funcionais, que utilizam a tecnologia de fermentação alcoólica, através de leveduras, para reduzir o teor de açúcar, conseguem prevenir doenças cardiovasculares.
A Associação Portuguesa de Intervenção Cardiovascular (APIC) acaba de atribuir o Prémio Jovem Cardiologista de Intervenção 2023 ao Dr. David Sá Couto, do Centro Hospitalar Universitário do Porto – Hospital Geral de Santo António, e Gonçalo Ferraz Costa, do Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra. Esta iniciativa tem como objetivo promover a formação e a investigação científica entre os médicos mais jovens, assim como a sua participação na Reunião Anual da APIC.
A 1.ª edição do Prémio Missão 70/26 dedicado à Adesão na Hipertensão (HTA) pretende apoiar o desenvolvimento de projetos e trabalhos que promovam a adesão dos doentes hipertensos à terapêutica farmacológica e não farmacológica. As candidaturas decorrem até 30 de novembro.
A Via Verde Coronária no Centro Hospitalar Tondela-Viseu (CHTV) está, desde 9 de novembro, a funcionar 24 horas e a apoiar ainda outras unidades hospitalares da região, anunciou o conselho de administração.
O projeto “Técnicas de Imagem de Perfusão para Determinar a Viabilidade do Parênquima Cerebral em Doentes com Trombose Venosa Cerebral”, representado pela Dr.ª Sara Rosa, do Centro Hospitalar Universitário de Lisboa Central, foi o grande vencedor a 5.ª Edição do Prémio MSD de Investigação em Saúde.