Atualidade

27 Set. 2022

O Grupo Lusíadas Saúde realizou, pela primeira vez em Portugal, uma cirurgia robótica de reparação valvular mitral. O procedimento foi realizado no Hospital Lusíadas Lisboa, com recurso ao sistema cirúrgico robótico da Vinci, e conduzido pelo Prof. Doutor Javier Gallego, coordenador da Unidade de Cirurgia Torácica desta unidade hospitalar, no final de agosto.

27 Set. 2022

Investigadores da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto (FMUP) estão a estudar uma classe de proteínas com o intuito de conseguir uma nova terapia para a hipertensão arterial pulmonar, doença rara e "incurável" que afeta os pulmões.

27 Set. 2022

A Siemens Healthineers marcou presença no 45.º Encontro Anual Europeu de Neurorradiologia com um novo sistema robótico em destaque, que permite intervenções neurovasculares mais rápidas e mais precisas através de um sistema de controlo remoto com navegação avançada, integração de imagens e utilização de inteligência artificial.

23 Set. 2022

Com dois dias repletos de discussão, o 5th Advances in Heart Failure trouxe ao Hotel Sheraton, no Porto, especialistas de todos os pontos do país. O ambiente vivido promoveu a coesão entre os diferentes centros de tratamento da insuficiência cardíaca, como uma vasta equipa dedicada à mesma patologia. A My Cardiologia produziu uma fotogaleria representativa desta realidade.

20 Set. 2022

O trabalho que pretende compreender o funcionamento da Via Verde de AVC (VVAVC) e das Unidades de AVC (UAVC) nos estabelecimentos que realizam tratamento trombolítico, em Portugal, já se encontra disponível para consulta online. O estudo “Caracterização das Unidades de AVC em Portugal 2021” foi elaborado por um grupo de trabalho multidisciplinar nomeado pela Sociedade Portuguesa do Acidente Vascular Cerebral (SPAVC).

20 Set. 2022

Segundo um ensaio clínico aleatorizado e controlado com placebo, a suplementação com ácido fólico oral pode ser benéfica para reduzir os níveis de Hcy e sortilina, melhorando o controlo glicémico e a resistência à insulina em doentes com T2DM. Como resultado, a SAF poderia ter uma possível contribuição na prevenção primária de eventos cardiovasculares em doentes com diabetes. O estudo sugere ainda que a homocisteína (Hcy) e a sortilina podem ser utilizadas como alvos terapêuticos para o tratamento T2DM e podem ajudar os clínicos na identificação do risco cardiovascular em doentes com diabetes.1

20 Set. 2022

A AstraZeneca acaba de lançar, no site informativo SaúdeFlix, a Impact Academy, uma área reservada a profissionais de saúde, sobretudo das especialidades de Cardiologia, Endocrinologia, Nefrologia, Medicina Interna e Medicina Geral e Familiar, com programas educativos que pretendem contribuir para uma melhor prática clínica nas áreas cardiovascular, metabólica e renal.

13 Set. 2022

Uma equipa de cientistas espanhóis desenvolveu uma ferramenta informática que prevê a probabilidade da cardiomiopatia dilatada, a causa mais comum de insuficiência cardíaca entre os jovens, ser desencadeada por uma mutação genética.

06 Set. 2022

Após o arranque com o estudo piloto em Matosinhos, o PORTHOS ruma agora ao Alentejo, mais precisamente a Serpa e Aljustrel. Cerca de 500 pessoas serão convidadas a  participar no PORTuguese Heart failure Observational Study (PORTHOS) ou, em português, Estudo Epidemiológico sobre Insuficiência Cardíaca na População Portuguesa, que tem como objetivo conhecer o número de pessoas (prevalência) que sofrem de insuficiência cardíaca em Portugal e caracterizá-las.

06 Set. 2022

A equipa multidisciplinar do Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra (CHUC) aplicou recentemente uma técnica inovadora para realizar uma cesariana em grávida com patologia cardíaca e risco de hemorragia grave. Esta técnica de Radiologia de Intervenção foi realizada pela primeira vez numa grávida com o feto in útero recorrendo à aplicação inédita de balões hemostáticos nas artérias uterinas.

Newsletter

Agenda

Agenda

PUB

Apoio

AstrazenecaAzevedosKRKAMerckPfizer

 

RecordatiServierTecnimedeViatrisVifor Pharma