Entrevistas

Inovação marca a 32.ª edição das JAC2021 com plataforma digital e e-learning
Dr. Gustavo Pires de Morais
11 Jan. 2021

“Decidimos inovar este ano e passámos a ter uma plataforma digital, JAC365, que dá acesso a todos conteúdos que serão abordados no decorrer das jornadas e que pode ser consultado durante o ano inteiro”. Na visão do Dr. Gustavo Pires de Morais, esta é uma das principais novidades que caracterizam a 32.ª edição das Jornadas de Actualização Cardiológica. Veja a entrevista completa para saber quais as outras novidades que compõem o evento, que se realiza entre os dias 13 e 15 de janeiro.

JAC2021 esclarecem dúvidas sobre a insuficiência cardíaca
Prof.ª Doutora Joana Pimenta
11 Jan. 2021

A sessão “Insuficiência cardíaca: como diagnóstico e como posso tratar em cuidados primários” vai decorrer no próximo dia 15 de janeiro, a partir das 10h00. A Prof.ª Doutora Joana Pimenta, especialista em Medicina Interna, vai ser a palestrante deste momento recorrente nas Jornadas de Actualização Cardiológica, mas que, diz, acaba sempre por gerar algumas dúvidas entre os congressistas. Veja a entrevista completa.

“As jornadas têm um peso especial, tanto pela sua história como pelo sucesso”
Beatriz Freitas-Branco
11 Jan. 2021

Após 31 anos, coube a uma nova Comissão Organizadora a “tarefa difícil” de organizar as Jornadas de Actualização Cardiológica 2021. Em entrevista à My Cardiologia, o Prof. Doutor Nuno Bettencourt abordou os principais desafios de realizar este evento em formato virtual, e também quais as mudanças mais notórias desta edição em relação às restantes. Veja o vídeo.

“Desde as primeiras jornadas, são muitos os desenvolvimentos em Cardiologia”
Prof. Doutor Carlos Ramalhão
11 Jan. 2021

“Todos os anos há problemas novos e novas guidelines”. É assim que o Prof. Doutor Carlos Ramalhão justifica a manutenção das Jornadas de Actualização Cardiológica, ainda que em formato virtual. Cofundador do evento, o especialista partilha, em entrevista à My Cardiologia explicou a importância para as áreas da Cardiologia e da Medicina Geral e Familiar de se continuar esta 32.ª edição. Leia a entrevista completa.

Jornadas de Actualização Cardiológica 2021: um misto entre tradição e inovação
Prof. Doutor Francisco Sampaio
11 Jan. 2021

“As Jornadas de Actualização Cardiológica 2021 vão trazer um misto de tradição e de inovação”. Quem o afirma é o coorganizador da 32.ª edição do evento, o Prof. Doutor Francisco Sampaio, que, em entrevista à My Cardiologia, abordou os highlights do programa científico deste ano. Veja o vídeo completo.

A importância da correção da deficiência de ferro em doentes com IC
Prof. Doutor Rui Baptista
22 Dez. 2020

“Até 80% dos doentes que são internados com insuficiência cardíaca aguda podem ter deficiência em ferro”. Quem o afirma é o Prof. Doutor Rui Baptista, em entrevista à My Cardiologia no âmbito da questão da redução do risco de hospitalização dos doentes diagnosticados com insuficiência cardíaca (IC), recorrendo à correção da deficiência de ferro. Veja a entrevista completa.

Plataforma de Congressos Virtuais da News Farma multiplicou entre três e cinco a audiência dos congressos físicos
Ana Branquinho
22 Dez. 2020

“A News Farma sempre inovou na forma de comunicar com os profissionais de saúde e é por isso que continua a ser a referência editorial nesta área”. Em entrevista, Ana Branquinho, diretora de Marketing da News Farma, explica como, neste ano de 2020, os constrangimentos provocados pela pandemia vieram catapultar a relevância do digital, e fala na grande aposta no desenvolvimento de uma plataforma de congressos virtuais imersivos on demand, pensada à medida de cada organizador, de cada participante, de cada patrocinador. Em antevisão, afirma ainda que “o ano de 2021 tem um enorme potencial em matéria de congressos virtuais on demand e em todo o tipo de formação para profissionais de saúde, como é o caso da dos jovens especialistas, que são, neste momento, uma preocupação transversal a todas as áreas”.

A importância da monitorização remota na insuficiência cardíaca
Prof.ª Doutora Dulce Brito
30 Nov. 2020

"A monitorização à distância (remota) de doentes com patologias crónicas é uma realidade em crescimento em Portugal". Esta é a realidade apresentada pela Porf.ª Doutora Dulce Brito, cardiologista do Centro Hospitalar Universitário Lisboa Norte no Hospital de Santa Maria, que, em entrevista ao My Cardiologia, explicou a importância deste procedimento associado à insuficiência cardíaca, bem como quais as suas vantagens e os últimos avanços da área. Leia a entrevista completa.

Prof. Doutor Manuel Carrageta: “Os profissionais de saúde estão hoje muito melhor informados”
Prof. Doutor Manuel Carrageta
19 Nov. 2020

Comparativamente há alguns anos, os profissionais de saúde conhecem melhor a fibrilhação auricular (FA). Quem o diz é o Prof. Doutor Manuel Carrageta, presidente da Fundação Portuguesa de Cardiologia (FPC), que considera as campanhas de sensibilização fundamentais para preencher lacunas de informação junto da população.

Dados do estudo EMPEROR-Reduced demonstram potencial da empagliflozina no tratamento da IC-FER
Prof. Doutor Rui Baptista
17 Nov. 2020

O EMPA-REG OUTCOME, um ensaio clínico aleatorizado e que incluiu uma amostra de 7020 doentes com diabetes mellitus tipo 2 (DMT2) e doença cardiovascular estabelecida, foi o primeiro estudo a demonstrar que um inibidor da SGTL2, neste caso, a empagliflozina, era capaz de reduzir a mortalidade e morbilidade cardiovascular em doentes com DMT2 e risco cardiovascular elevado. Volvidos cinco anos desde a publicação destes resultados, o estudo EMPEROR-Reduced, divulgado no passado Congresso da Sociedade Europeia de Cardiologia (ESC), mostrou que a empagliflozina conseguiu reduzir em 25% o risco de hospitalização por insuficiência cardíaca em doentes com IC e fração de ejeção reduzida (FER), com ou sem diabetes. Em entrevista ao My Cardiologia, o Prof. Doutor Rui Baptista, diretor do Serviço de Cardiologia do Centro Hospitalar de Entre Douro e Vouga, considera que os dados do EMPEROR-Reduced “suportam a utilização destes fármacos em vários cenários clínicos”.

Newsletter

Agenda

Agenda

PUB

Apoio

Boehringer | LillyKRKAMerckViatris

PfizerRecordatiServier