Entrevistas

XXIX CPA: “O congresso é o momento único e irrepetível”
Dr. Carlos Rabaçal
14 Set. 2021

“O mote deste ano é Enfrentar o futuro, partilhando saberes, porque nós sabemos, desde já, que a doença aterosclerótica é uma patologia multidisciplinar que interessa a várias especialidades”. As palavras são do Dr. Carlos Rabaçal, presidente da 29.ª edição do Congresso Português de Aterosclerose, que em entrevista à My Cardiologia deixou uma mensagem de boas-vindas a todos os interessados em fazer parte deste evento da Sociedade Portuguesa de Aterosclerose.

“Num tempo especial, esta vai ser também uma reunião especial”
Dr.ª Fátima Franco
14 Set. 2021

Atendendo ao contexto pandémico atual, o projeto “What’s New in 2021 ESC Guidelines” vai realizar-se em formato híbrido, no dia 16 de outubro. Em entrevista, à My Cardiologia, a Dr.ª Fátima Franco, da comissão organizadora, abordou os pontos altos da reunião e convidou todos os interessados a participarem. Veja o vídeo.

Dia do Transplante: Portugal entre os países líderes a nível mundial
Dr.ª Susana Sampaio
27 Jul. 2021

No âmbito do Dia do Transplante, a Dr.ª Susana Sampaio deu a conhecer o atual panorama da transplantação nacional. Em entrevista à My Cardiologia, a presidente da Sociedade Portuguesa de Transplantação frisou os principais desafios no contexto pandémico e de que forma Portugal pode ainda evoluir na área.

Dr. Gonçalo Cabral apela à participação no Congresso SPCCTV
Dr. Gonçalo Cabral
20 Jul. 2021

"Juntos pelos doentes" é o mote do evento, que decorre de 26 a 28 de novembro, no Hotel Real Santa Eulália, em Albufeira, e segue o conceito SPCCTV 4DVisions. Em entrevista à My Cardiologia, o Dr. Gonçalo Cabral, presidente da SPCCTV revelou os contornos da edição deste ano, e apelou à participação ativa dos pares.

Benefícios da carboximaltose férrica na correção da deficiência de ferro em doentes com IC: do estudo AFFIRM-AHF à prática clínica
Dr. Gonçalo Cunha e Dr. Bruno Rocha
20 Jul. 2021

A insuficiência cardíaca (IC) é uma patologia com elevada prevalência em Portugal, sendo uma das causas mais frequente de admissões hospitalares em pessoas com mais de 65 anos e está também associada a pior qualidade de vida dos doentes. Independentemente do diagnóstico de anemia, a deficiência de ferro é uma comorbilidade comum na insuficiência cardíaca, associada à capacidade funcional prejudicada, baixa qualidade de vida e aumento da morbimortalidade. Por outro lado, a administração intravenosa de carboximaltose férrica está associada a melhorias na capacidade funcional, sintomas e qualidade de vida em doentes com IC estável com fração de ejeção reduzida. 

“O colesterol continua a não estar controlado”
Prof. Doutor Manuel Teixeira Veríssimo
16 Jul. 2021

O penúltimo dia dos 11ths Challenges in Cardiology ficou marcado com a sessão “New treatments for dyslipidemia in a personalized medicine era – bempedoic acid”, promovida pela Daiichi Sankyo, que apontou para a “importância do controlo do colesterol na doença aterosclerótica e nas doenças cardiovasculares”. Em entrevista à My Cardiologia, o Prof. Doutor Manuel Teixeira Veríssimo explicou quais as terapêuticas inovadoras que podem ser aplicadas, hoje em dia, para travar o avanço destas patologias. Assista ao vídeo.

"É excitante diagnosticar cada vez mais a amiloidose cardíaca, mas frustrante não a poder tratar"
Prof. Doutor Nuno Cardim
15 Jul. 2021

“Is there a hidden killer in your patient with heart failure?” foi o ponto de partida da sessão integrada no terceiro dia do 11th Challenges in Cardiology, que contou com a moderação do Prof. Doutor Nuno Cardim, cardiologista no Hospital da Luz. Ouvido pela My Cardiologia, explicou as linhas debatidas no encontro, nomeadamente sobre a amiloidose cardíaca. Veja aqui a entrevista.

A complexidade da insuficiência cardíaca com fração de ejeção preservada
Dr.ª Brenda Moura
15 Jul. 2021

A sessão de abertura, do segundo dia da 11.ª edição do evento virtual Challenges in Cardiology, abordou a temática “Drugs & devices for the treatment of HFpEF – the 2021 approach”, contando com a moderação da Dr.ª Brenda Moura , do Hospital das Forças Armadas – Polo do Porto. Em entrevista à My Cardiologia, a especialista frisou os principais pontos discutidos. Assista aqui ao vídeo.

É necessário "combater a inércia terapêutica"
Dr. Marco Costa
15 Jul. 2021

O Dr. Marco Costa, em entrevista à My Cardiologia, deixa uma nota de claro sinal “em relação a esta organização, ao conteúdo e à forma dos Challenges, mas também ao posicionamento de fazer e de divulgar ciência, num novo modelo [virtual] que veio para ficar”, destaca o especialista, moderador da sessão “An overview on chronic coronary syndromes”, no 11th Challenges in Cardiology. Assista ao vídeo.

Atuais dispositivos cardíacos são arma terapêutica essencial
Dr. Victor Sanfins
15 Jul. 2021

“News on cardiac pacing” foi o nome da última sessão científica da 11.ª edição dos Challenges in Cardiology, que teve como objetivo abordar as novidades terapêuticas dentro desta área. A My Cardiologia falou com o Dr. Victor Sanfins, diretor do Serviço de Cardiologia do Hospital de Guimarães e palestrante da sessão. Veja o vídeo.

Newsletter

Agenda

Agenda

PUB

Apoio

AstrazenecaKRKAMerckPfizerRecordati

 

ServierTecnimedeViatrisVifor Pharma