Entrevistas

"Siga o coração": MSD e SPC lançam 1.ª edição de e-learning sobre dislipidemia
Dr. Bruno Dias
02 Jun. 2020

A MSD Portugal e a Sociedade Portuguesa de Cardiologia (SPC) organizam a 1.ª edição do curso e-learning “Siga o Coração”, uma formação online que tem como objetivo contribuir para o conhecimento dos profissionais de saúde na área da dislipidemia, um dos maiores fatores de risco para as doenças cardiovasculares. O My Cardiologia falou com o Dr. Bruno Dias, medical advisor da MSD, que, para além de listar as mais-valias desta formação em formato virtual, explica o porquê de terem escolhido abordar um dos maiores desafios no controlo da dislipidemia: as opções terapêuticas. Leia a entrevista na íntegra.

Abordagem holística no tratamento da diabetes e IC em sessão conjunta da SPD e SPC
Prof.ª Doutora Cristina Gavina
09 Mar. 2020

Foi com o mote “As novas recomendações da ESC – DCV e Diabetes” que arrancou o segundo dia da 16.ª edição do Congresso Português de Diabetes. A Prof.ª Doutora Cristina Gavina marcou presença na palestra, organizada conjuntamente pela Sociedade Portuguesa de Cardiologia (SPC) e pela Sociedade Portuguesa de Diabetologia (SPD), em representação do Prof. Doutor Victor Gil, atual presidente da SPC. Veja o vídeo da especialista, que sumarizou a sua preleção ao My Cardiologia.

Extração de elétrodos: “Um procedimento em crescimento constante na Cardiologia”
Dr. Bruno Valente
24 Fev. 2020

Intitulado Course On Lead Management And Extraction, o evento organizado pelo Serviço de Cardiologia do Hospital de Santa Marta, em Lisboa, teve como intuito “organizar ideias e falar sobre diferentes pontos que se relacionam com a extração de elétrodos, um procedimento em crescimento”, segundo o Dr. Bruno Valente, da Unidade de Arritmologia do Hospital de Santa Marta, que falou com o My Cardiologia acerca deste evento. Veja o vídeo na íntegra.

Course On Lead Management And Extraction: abordagem complexa e resultados excelentes
Prof. Doutor Mário Olveira
24 Fev. 2020

Nos dias 19 e 20 de fevereiro, a Unidade de Arritmologia do Hospital de Santa Marta, em Lisboa, voltou a organizar o Course On Lead Management And Extraction. Nas palavras do Prof. Doutor Mário Oliveira, da Comissão Organizadora, a formação de caráter teórico-prático deu a oportunidade de partilhar experiências entre os vários clínicos “numa área tão complexa como a extração de elétrodos”. Assista ao vídeo da entrevista.

IV Informal Weekend destaca o tratamento das patologias valvulares
Dr. André Antunes
11 Fev. 2020

A quarta edição do Informal Weekend terá lugar entre os dias 28 de fevereiro e 1 de março, no Hotel HD Duecitânia Design, em Penela, Coimbra. Em conversa com o My Cardiologia, o Dr. André Antunes, presidente do Clube de Internos de Cirurgia Cardíaca, adiantou que o encontro colocará em destaque as diversas abordagens do tratamento das patologias valvulares, desde a “standard, passando pelo minimamente invasiva até à percutânea de três das quatro válvulas cardíacas, a válvula aorta, mitral e tricúspide”. Assista à entrevista na íntegra.

 

A telemonitorização como auxiliar ao tratamento da IC
Prof. Doutora Dulce Brito
11 Fev. 2020

Desde 2017 que o Serviço de Cardiologia do Centro Hospitalar Universitário Lisboa Norte (CHULN) opera o seu programa de seguimento protocolado de doentes com insuficiência cardíaca (IC) através da telemonitorização (RICA Team), realizado em colaboração com a Linde Saúde. No passado dia 29 de janeiro, os resultados do projeto foram apresentados numa cerimónia que teve lugar na Aula Magna da Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa. Em declarações ao My Cardiologia, a Prof. Doutora Dulce Brito, coordenadora do programa e cardiologista do CHULN, revelou os benefícios da telemonitorização, que atua como ferramenta no processo de tratamento e gestão da doença.

Heart Team 2020: especialistas reunidos pela promoção de equipas multidisciplinares no tratamento da insuficiência cardíaca
Prof. Doutor Josep Comin-Colet
30 Jan. 2020

O Prof. Doutor Josep Comin-Colet, cardiologista do Hospital del Mar em Barcelona, foi o orador convidado da mesa redonda sobre "Gestão Multidisciplinar e Integrada da IC – 1", decorrida na reunião anual do Grupo de Estudo de Insuficiência Cardíaca da Sociedade Portuguesa de Cardiologia, o Heart Team 2020. Assista ao vídeo.

A importância da vigilância dos doentes na prevenção da hipercaliemia
Prof.ª Doutora Cândida Fonseca
30 Jan. 2020

"Hiperkalemia as a limitating factor of Neuro-hormonal blockade/modulation" foi a apresentação protagonizada pela Prof.ª Doutora Cândida Fonseca, no âmbito da mesa redonda promovida pela Vifor Pharma. Na sua intervenção, a especialista defende uma vigilância no início e aquando da subida da dose e uma intervenção com captadores de potássio. Veja o vídeo.

O papel crucial dos captadores de potássio na terapêutica da insuficiência cardíaca
Prof.ª Doutora Dulce Brito
30 Jan. 2020

A Prof.ª Doutora Dulce Brito foi uma das protagonistas da mesa redonda promovida pela Vifor Pharma. A sua apresentação focou os antagonistas neuro-hormonais na terapêutica atual da insuficiência cardíaca (IC), a necessidade de otimizar a terapêutica de acordo com as guidelines, e como os novos captadores de potássio podem contribuir para essa otimização. Assista ao vídeo da especialista.

A importância do ferro na fisiopatologia da insuficiência cardíaca
Prof. Doutor Rafael Ferreira
30 Jan. 2020

Apoiada pela Vifor Pharma, a conferência “Deficiência de ferro nos doentes com insuficiência cardíaca. Estado atual do conhecimento e perspetivas futuras” foi presidida pelo Prof. Doutor Rafael Ferreira. Na sua opinião, a sessão esclareceu a importância do metabolismo do ferro na fisiopatologia e metabolismo da insuficiência cardíaca (IC), assim como a necessidade de alargar a correção desta deficiência por via intravenosa para mais doentes. Assista às declarações em vídeo.

Newsletter

PUB

Apoio

Jaba RecordatiMylanServier