Entrevistas

XXVII Congresso Português de Aterosclerose, o palco de atualização do mundo cardiovascular
Prof. Doutor Manuel Teixeira Veríssimo
11 Nov. 2019

"Uma atualização do melhor e do que mais importante se vai passando no mundo da aterosclerose e do cardiovascular". É desta forma que o Prof. Doutor Manuel Teixeira Veríssimo, presidente da Sociedade Portuguesa de Aterosclerose (SPA), descreve o XXVII Congresso Português de Aterosclerose, que decorre já nos próximos dias 15 e 16 de novembro, em Peniche. Em entrevista ao My Cardiologia, o presidente da sociedade científica explica quais são os principais temas que vão ser abordados na reunião. Assista ao vídeo.

VII Jornadas de Angiologia e Cirurgia Vascular promovem “desmistificação de mitos e informação”
Dr. Luís Mota Capitão
05 Nov. 2019

Chegaram ao fim as VII Jornadas de Angiologia e Cirurgia Vascular, uma iniciativa organizada pela CUF Academic and Research Medical Center em conjunto com o Serviço de Cirurgia Vascular do Hospital CUF Descobertas. O My Cardiologia entrevistou o Dr. Luís Mota Capitão, que explicou que este encontro teve como principal intuito unir especialidades e promover o debate entre profissionais para que, em conjunto, possam contribuir para um melhor diagnóstico e tratamento do doente. Leia a conversa na íntegra.

XXVII Congresso Português de Aterosclerose abrangente e transversal no progresso do tratamento da doença
Dr. Nuno Bragança
29 Out. 2019

"Abordar os diversos aspetos da fisiopatologia da aterosclerose: ganhar maior conhecimento e fundamentos mais sólidos e, consequentemente, avançar no progresso no tratamento desta doença". As palavras são do Dr. Nuno Bragança sobre o principal objetivo do XXVII Congresso Português de Aterosclerose, que decorre nos dias 15 e 16 de novembro, em Peniche. Em entrevista ao My Cardiologia, o presidente da reunião explica quais são os principais temas que vão estar em discussão, salientando para a realização dos cursos pré-congresso, subordinados aos temas “Introdução à investigação clínica” e “Obesidade”. Veja o vídeo.

SPC aceita convite do SPCCTV 4D Visions 2019: “juntos no exercício da Medicina cardiovascular do futuro”
Prof. Doutor Victor Gil
22 Out. 2019

O Congresso Anual da Sociedade Portuguesa de Cirurgia Cardiotorácica e Vascular (SPCCTV), que decorre nos dias 22, 23 e 24 de novembro, no Algarve, convida a Sociedade Portuguesa de Cardiologia (SPC) a fazer parte do encontro, com o objetivo de reforçar a assinatura “Surgery without borders”. O Prof. Doutor Victor Gil, presidente da SPC, em entrevista ao My Cardiologia, explica a importância deste tipo de convites que fomentam a união entre sociedades científicas e assim “trabalharmos juntos no exercício da Medicina cardiovascular do futuro, sobretudo nas áreas de intervenção”.

SPCCTV 4D Visions 2019 convida SPC para fomentar o lema “Surgery without borders”
Prof. Doutor Adelino Leite Moreira
08 Out. 2019

O Congresso Anual da Sociedade Portuguesa de Cirurgia Cardiotorácica e Vascular (SPCCTV) decorre, mais uma vez, com a marca "4D Visions". Com o objetivo de reforçar a assinatura “Surgery without borders”, a Comissão Organizadora do Congresso convida a Sociedade Portuguesa de Cardiologia (SPC) a fazer parte do encontro, que decorre nos dias 22, 23 e 24 de novembro, no Hotel Grande Real Sta. Eulália Albufeira, Algarve. Em entrevista, o presidente da SPCCTV, o Prof. Doutor Adelino Leite Moreira, explica a aposta multidisciplinar do encontro. Assista ao vídeo.

 

 

 

Cardio4ALL: reunir esforços entre especialistas para melhorar o diagnóstico e o tratamento do doente coronário
Prof. Doutor Ricardo Fontes de Carvalho
08 Out. 2019

"Tornar a Cardiologia acessível ao maior número de médicos”, é desta forma que o Prof. Doutor Ricardo Fontes de Carvalho explica a criação do evento científico Cardio4ALL. Sendo um dos membros da Comissão Organizadora, o cardiologista afirma que o lançamento da iniciativa de caráter prático decorre nos dias 17 e 18 de outubro, na Alfândega do Porto. Assista ao vídeo da entrevista.

Cardiology’s top five in 2019: "o ano riquíssimo em evidência científica"
Prof. Doutor Francisco Sampaio
26 Set. 2019

"Esta foi efetivamente uma missão muito difícil". Quem o diz é o Prof. Doutor Francisco Sampaio, do Centro Hospitalar Vila Nova de Gaia/Espinho, sobre a responsabilidade em selecionar os cinco melhores trabalhados desenvolvidos durante o presente ano. Em entrevista, o especialista refere que os projetos escolhidos abrangem diferentes áreas. Assista ao vídeo e conheça os Cardiology’s top five in 2019.

Atualidade, futuro e desafios no tratamento da insuficiência cardíaca
Prof. Doutor Frank Ruschitzka
26 Set. 2019

O Prof. Doutor Frank Ruschitzka levou ao Cardiology GaiaMEETING2019 o tema Current and Future Challenges in Heart Failure Therapy. O especialista faz uma análise sobre o tratamento da insuficiência cardíaca e o que de novo tem surgido no que ao tratamento da mesma diz respeito. Em entrevista ao My Cardiologia, o médico salienta os principais tópicos da sua intervenção. Assista ao vídeo.

Morte súbita com reversão espontânea: o que deve ser feito no dia seguinte?
Prof. Doutor Pedro Brugada
25 Set. 2019

O Prof. Doutor Pedro Brugada, do Hospital Ziekenhuis Brussel, Bruxelas, rumou à cidade do Porto, para o Cardiology GaiaMEETING2019, no qual partilhou com os participantes o que deve ser feito após a morte súbita com reversão espontânea. Em vídeo, o especialista partilhou as mensagens principais da sessão que palestrou.

Via Verde para a insuficiência cardíaca aguda poderá reduzir a mortalidade intra-hospitalar
Prof. Doutor Rui Baptista
25 Set. 2019

“Em Portugal, encontram-se bem implementados os serviços de Via Verde aos doentes com acidente vascular cerebral (AVC), sépsis e enfarte com supra, permitindo que cada um deles possa fazer um bypass e, ainda, ter acesso a estratégias terapêuticas rápidas, eficazes e dirigidas”, começa por dizer o Prof. Doutor Rui Baptista, do Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra (CHUC), elucidando para a necessidade de se criar o mesmo sistema para os doentes com insuficiência cardíaca aguda, que também se deslocam regularmente às urgências. Assista ao vídeo da entrevista.

Newsletter

Opinião

AVC e fatores de risco: quais as recomendações e desafios atuais
Prof. Doutor Daniel Caldeira, coordenador do Grupo de Estudos de Trombose e Plaquetas da Sociedade Portuguesa de Cardiologia
A identificação dos doentes é o principal desafio no tratamento da insuficiência cardíaca
Dr. Paulo Bettencourt, internista e coordenador do Núcleo de Estudos de Insuficiência Cardíaca

PUB

Apoio

Jaba RecordatiMylan