Entrevistas

ESC Atlas revela que Portugal está entre os piores países na mortalidade por AVC
Prof. Doutor Victor Gil
22 Jan. 2020

Os resultados da segunda edição do estudo Atlas da Cardiologia da Sociedade Europeia de Cardiologia (ESC) foram apresentados no dia 20 de janeiro, na sede da Sociedade Portuguesa de Cardiologia (SPC), em Lisboa. O documento, elaborado pelo Gabinete de Estudos da SPC, é o resultado de uma análise da realidade cardiovascular de 51 países, incluindo todos os países europeus e alguns da África do Norte, do Golfo Pérsico e da antiga União Soviética. Em declarações ao My Cardiologia, o Prof. Doutor Victor Gil, presidente da SPC, realçou que o panorama cardiovascular português tem um longo caminho a percorrer, tendo em conta os valores da mortalidade por acidente vascular cerebral (AVC), superiores aos de todos os países da Europa Ocidental, por exemplo. Assista à entrevista na íntegra.

Estudos com ótimos resultados para o doente com diabetes e doença renal crónica
Dr.ª Vitória Pires
21 Jan. 2020

A Dr.ª Vitória Pires, do Hospital das Forças Armadas, Lisboa, foi uma das especialistas convidadas a integrar o painel de palestrantes do Mini Curso de Diabetes Mellitus. Intitulada “Que opções no diabético com doença renal crónica”, a sessão centrou-se no doente com diabetes e doença renal crónica. Em vídeo, a médica afirma que as Jornadas contemplam um “programa de excelência, que aborda os vários aspetos da doença cardiovascular”.  

Mudança de paradigma no tratamento do doente hipertenso
Dr. Carlos Aguiar
21 Jan. 2020

“Há uma necessidade de usarmos muito mais associações fixas para simplificarmos o regime terapêutico, de modo a reduzir ao máximo o número de comprimidos que o doente hipertenso tem que tomar por dia”. É desta forma que o Dr. Carlos Aguiar, do Hospital de Santa Cruz, explica a importância da utilização deste regime terapêutico. Em entrevista, o cardiologista destaca uma combinação em particular. Veja o vídeo.

A proteção cardio-renal dos novos fármacos para o tratamento da diabetes
Dr. Henrique Vara Luiz
21 Jan. 2020

A sessão subordinada ao tema "Proteção cardio-renal na DT2 - antigos desafios, novas oportunidades" ficou a cargo do Dr. Henrique Vara Luiz, do Hospital Garcia de Orta, em Almada, nas 35.ªs Jornadas de Cardiologia, Hipertensão e Diabetes que decorreram em Sesimbra. Em declarações ao My Cardiologia, o especialista fala sobre os novos fármacos para o controlo da diabetes “que conseguem reduzir não só os parâmetros glicémicos, mas também melhorar e reduzir os eventos cardiovasculares e renais”. Veja as declarações na íntegra.

A importância de combater a “inércia terapêutica” nos resultados de hemoglobina A1C
Dr. Hugo Pinto Gonçalves
21 Jan. 2020

A principal mensagem que o Dr. Hugo Pinto Gonçalves quis partilhar nas 35.ªs Jornadas de Cardiologia, Hipertensão e Diabetes foi que “já não é possível receber análises onde os valores de hemoglobina A1C são bons e dizer, imediatamente, que está tudo bem”, realçando a importância do profissional de saúde olhar para a transformação das patologias do doente com o decorrer dos anos. O My Cardiologia falou com o especialista do USF Sobreda que sumarizou a sua participação na perspetiva de médico de família no Mini Curso de Diabetes Mellitus intitulado “O que nos trouxe de novo o ano de 2018 para aplicar na prática clínica?”. Assista ao vídeo.

Hipertensão arterial: os novos mandamentos na abordagem e no tratamento
Prof. Doutor Daniel Caldeira
21 Jan. 2020

As mais recentes evidências científicas na abordagem e no tratamento da hipertensão arterial (HTA) foram partilhadas pelo Prof. Doutor Daniel Caldeira, do Hospital de Santa Maria, em Lisboa, na 35.ª edição das Jornadas de Cardiologia, Hipertensão e Diabetes. Em entrevista, o especialista sumarizou as principais mensagens que partilhou na sessão que palestrou.

35.ªs Jornadas de Cardiologia, Hipertensão e Diabetes: o palco de partilha dos mais recentes progressos terapêuticos
Prof. Doutor Manuel Oliveira Carrageta
21 Jan. 2020

“Estamos numa fase altamente entusiasmante na Medicina”. As palavras são do Prof. Doutor Manuel Oliveira Carrageta sobre a partilha dos mais recentes progressos terapêuticos na 35.ª edição das Jornadas de Cardiologia, Hipertensão e Diabetes, a qual presidiu. A reunião, que decorreu entre os dias 16 e 18 de janeiro, em Sesimbra, ficou amplamente marcada pelo elevado número de participantes. Assista ao depoimento em vídeo do presidente.

35.ªs Jornadas de Cardiologia, Hipertensão e Diabetes: atualização inovadora e exaustiva
Prof. Doutor Manuel Carrageta
14 Jan. 2020

A 35.ª edição das Jornadas de Cardiologia, Hipertensão e Diabetes começam já na quinta-feira, dia 16 de janeiro, e terminam no sábado, dia 18 de janeiro, em Sesimbra. A reunião será palco de atualização e formação para médicos de família, internistas, cardiologistas e endocrinologistas, tal como garante o presidente das Jornadas, o Prof. Doutor Manuel Carrageta.

Apresentado estudo DISGEN-LIPID. Uma oportunidade para melhorar a prática clínica em prevenção das DCV
Dr. Pedro Marques da Silva
17 Dez. 2019

Esta é mais uma oportunidade para se incentivar à melhoria da prática clínica pela prevenção das doenças cardiovasculares (DCV). A mensagem é do Dr. Pedro Marques da Silva sobre o estudo DISGEN-LIPID, no qual se constataram as alterações persistentes do perfil lipídico na prática clínica nos doentes adultos portugueses com dislipidemia em tratamento com antidislipidémicos. Em entrevista ao My Cardiologia, o autor do estudo apresenta os principais resultados da investigação, comparando-os também aos do estudo DYSIS, realizado há 10 anos. Assista ao depoimento em vídeo.

Quais as inovações no tratamento da insuficiência cardíaca com fração de ejeção reduzida?
Prof. Doutor Rui Baptista 
03 Dez. 2019

A palestra subordinada ao tema “Novel mechanisms in pulmonary hypertension: micro-RNAS and right ventricular (dys)function” foi levada a cabo pelo Prof. Doutor Rui Baptista no decorrer do Congresso Anual da Sociedade Portuguesa de Cirurgia Cardiotorácica e Vascular (SPCCTV). Em entrevista ao My Cardiologia, o especialista explica quais têm sido as principais novidades no tratamento da insuficiência cardíaca com fração de ejeção reduzida. Veja o vídeo.

Newsletter

Opinião

AVC e fatores de risco: quais as recomendações e desafios atuais
Prof. Doutor Daniel Caldeira, coordenador do Grupo de Estudos de Trombose e Plaquetas da Sociedade Portuguesa de Cardiologia

PUB

Programa de Literacia para Comunicadores – Tecnologia e Tendências em Saúde

Apoio

Jaba RecordatiMylan