Entrevistas

Dr. Rui Cruz Ferreira garante que “perante uma doença fatorial, temos de ser multifatoriais”
Dr. Rui Cruz Ferreira
09 Jul. 2019

As primeiras conclusões de um estudo sobre o impacto económico da aterosclerose em Portugal foram apresentadas no passado dia 3 de julho. O My Cardiologia esteve à conversa com o Dr. Rui Cruz Ferreira, do Programa Nacional para as Doenças Cérebro-Cardiovasculares, que vê este estudo como “importante porque permite dar uma perspetiva sobre uma situação que tem sido subvalorizada". Assista ao vídeo da entrevista.

Aterosclerose em Portugal: “Conhecer a realidade é o primeiro passo para gerar mudança”
Prof. Doutor Victor Gil
09 Jul. 2019

No passado dia 3 de julho, foram apresentadas as primeiras conclusões de um estudo sobre o impacto económico da aterosclerose em Portugal. O Prof. Doutor Victor Gil, presidente da Sociedade Portuguesa de Cardiologia (SPC), marcou presença no evento e revelou ao My Cardiologia que a apresentação destes dados é essencial para conhecer a realidade cardiovascular, pois apenas dessa forma é possível intervir e mudar de forma positiva o panorama da saúde em Portugal. Assista ao vídeo.

Aterosclerose: uma doença com “uma carga tremenda” em Portugal
Dr. Francisco Araújo
09 Jul. 2019

A apresentação das primeiras conclusões do estudo sobre o impacto económico da aterosclerose em Portugal, apoiado pela Bayer, reuniu vários oradores conceituados da área cardiovascular em Portugal. O Dr. Francisco Araújo, vice-presidente da Sociedade Portuguesa de Atereosclerose (SPA) participou e, em entrevista ao My Cardiologia, refere que este foi um estudo pioneiro. Assista ao vídeo.

13.ªs Jornadas de Prevenção do Risco Cardiovascular para MF: “interesse renovado e esperança no futuro”
Dr. Pedro Marques da Silva e o Dr. Alberto Mello e Silva
02 Jul. 2019

“Não basta dar anos de vida, precisamos de dar qualidade de vida”. É com este propósito que as Jornadas de Prevenção do Risco Cardiovascular para Medicina Familiar se realizam. A garantia foi dada pelos dois presidentes do encontro, o Dr. Pedro Marques da Silva e o Dr. Alberto Mello e Silva. Cardiologistas, especialistas em Medicina Geral e Familiar e internos rumaram ao Centro de Congressos de Santa Eulália, em Albufeira, nos dias 28 e 29 de junho para a 13.ª edição de Jornadas, que ficou marcada pela “excelente participação” e pela “discussão plena”. Em vídeos, os dois representantes sintetizam os momentos altos da reunião.

Insuficiência cardíaca: uma nova epidemia
Dr. Luís Filipe Pereira
01 Jul. 2019

“Os problemas dos doentes com insuficiência cardíaca (IC), por mais paradoxal que possa parecer, começam antes de ele se aperceber que tem uma doença”, refere o Dr. Luís Filipe Pereira, presidente da Associação de Apoio aos Doentes com Insuficiência Cardíaca (AADIC). Foi com o intuito de mudar o paradigma atual do crescente manifesto da patologia em Portugal, que a AADIC apresentou o Handbook da plataforma europeia Heart Failure Policy Network (HFPN). O manual apresenta uma narrativa credível e aprofundada que pode ser utilizada para criar consenso político em IC. Assista ao vídeo da entrevista.

Doenças cardiovasculares "continuam a ser a principal causa de morte em Portugal"
Prof.ª Doutora Ana Teresa Timóteo
01 Jul. 2019

“A insuficiência cardíaca não é devidamente valorizada pela população”, refere a Prof.ª Doutora Ana Teresa Timóteo, secretária-geral da Sociedade Portuguesa de Cardiologia (SPC). A também especialista em Cardiologia marcou presença na apresentação do The Handbook of multidisciplinary and integrated heart failure care e caracteriza os resultados apresentados no documento como uma “chamada de atenção para os problemas que a tutela e os próprios profissionais de saúde devem ter” no que diz respeito à gestão da insuficiência cardíaca. Assista ao vídeo da entrevista.

Insuficiência cardíaca: a visão da World Heart Federation
Prof. Doutor Fausto Pinto
01 Jul. 2019

Com o intuito de chamar a atenção para a insuficiência cardíaca (IC) e as necessidades atualmente existentes no diagnóstico, gestão e tratamento desta síndrome, a Heart Failure Policy Network (HFPN) desenvolveu um documento que espelha a urgência da tomada de ação sobre a forma como se está a encarar a IC em toda a Europa. O Prof. Doutor Fausto Pinto, presidente eleito da World Heart Federation, em entrevista ao My Cardiologia, apresentou a visão da Federação internacional acerca da doença crónica. Assista ao vídeo.

The Handbook, o espelho da realidade europeia da insuficiência cardíaca
Dr.ª Sara Marques
25 Jun. 2019

Na Europa, é preciso aumentar a sensibilização para a insuficiência cardíaca (IC) e, acima de tudo, alertar para as necessidades existentes no diagnóstico, gestão e tratamento desta doença crónica. É esta a premissa do estudo “The Handbook of multidisciplinary and integrated heart failure care” da Heart Failure Policy Network (HFPN). A investigação foi hoje apresentada, 25 de junho, no Centro Cultural de Belém (CCB), em Lisboa. O My Cardiologia conversou com a Dr.ª Sara Marques, head of programme da HFPN, que listou os cincos pontos de pressão do trajeto clínico da IC. Veja o vídeo.

“Surgery without borders”: Congresso SPCCTV 2019 marcado por “visão multidisciplinar”
Prof. Doutor Adelino Leite-Moreira
18 Jun. 2019

Num evento que pretende “dar continuidade ao que foi iniciado há dois anos, consolidando a marca 4DVisions”, o Congresso da Sociedade Portuguesa de Cirurgia Cardiotorácica e Vascular (SPCCTV) está marcado para os dias 22, 23 e 24 de novembro, no Hotel Grande Real Sta. Eulália Albufeira, Algarve. Este ano, a entidade convidada a fazer parte do encontro é a Sociedade Portuguesa de Cardiologia (SPC), o que demonstra “a visão multidisciplinar” que justifica o lema “Surgery without borders”. Assista à entrevista do Prof. Doutor Adelino Leite-Moreira, presidente da SPCCTV.

Arritmologia e insuficiência cardíaca discutida por reconhecidos especialistas internacionais no Cardiology GaiaMeeting 2019
Dr. Gustavo Pires-Morais
11 Jun. 2019

Dois anos depois, o Cardiology GaiaMeeting está de volta para mais uma edição "interessante, dinâmica e apelativa". Quem o diz é o Dr. Gustavo Pires-Morais, membro da comissão organizadora, sobre o evento agendado para o dia 20 de setembro, no Centro de Congressos da Alfândega do Porto. O especialista, em entrevista ao My Cardiologia, salienta a presença internacional como um fator de sucesso para o encontro bianual. 

Newsletter

PUB

Apoio

Medinfar