Entrevistas

“Os pais têm sempre medo da morte súbita no desporto”
Prof. Doutor Hélder Dores
22 Nov. 2021

“Senhor Doutor, o meu filho quer fazer desporto” foi o título da sessão apresentada pelo Prof. Doutor Hélder Dores, nas 14.as Jornadas de Prevenção do Risco Cardiovascular em Medicina Familiar. O especialista realçou a importância do exercício físico para a saúde dos jovens, mas salvaguardou alguns cuidados a ter por parte dos pais e dos clínicos. Veja o vídeo.

O diagnóstico da doença coronária na Medicina Geral e Familiar
Dr. Pedro Matos
22 Nov. 2021

O Dr. Pedro Matos, cardiologista do Hospital CUF Tejo, marcou presença nas 14.as Jornadas de Prevenção do Risco Cardiovascular e dissertou sobre o diagnóstico da doença coronária, no âmbito da Medicina Familiar, e o poder da imagem como ferramenta. Assista à entrevista à My Cardiologia.

A importância da adesão terapêutica na redução do risco cardiovascular
Dr. Carlos Rabaçal
22 Nov. 2021

As 14.as Jornadas de Prevenção do Risco Cardiovascular em Medicina Familiar receberam o Dr. Carlos Rabaçal, que fez uma apresentação sobre o papel da adesão do doente à terapêutica no sentido de reduzir a hipótese de eventos cardiovasculares. Veja a entrevista.

"Homenageámos o Pedro enquanto colega, clínico e ser humano de uma generosidade tremenda"
Dr. Alberto Mello e Silva
22 Nov. 2021

O presidente das 14.as Jornadas de Prevenção do Risco Cardiovascular em Medicina Familiar, Dr. Alberto Mello e Silva, fez o balanço da reunião salientando a importância do encontro presencial e de homenagear o Dr. Pedro Marques da Silva. Veja a entrevista à My Cardiologia.

“O Dr. Pedro Marques da Silva foi um exemplo de vida e de prática clínica que não pode ser esquecido”
Prof. Doutor Mário Espiga de Macedo
19 Nov. 2021

No âmbito da homenagem póstuma ao Dr. Pedro Marques da Silva, que tomou lugar na sessão de abertura das 14.as Jornadas de Prevenção do Risco Cardiovascular em Medicina Familiar, o Prof. Doutor Mário Espiga de Macedo relembrou o colega, enaltecendo o legado deixado e o significado que este tinha para a Cardiologia e para toda a classe médica. Veja o vídeo.

Subtratamento da dislipidemia causado pelos mitos associados
Dr. João Sequeira Duarte
19 Nov. 2021

As 14.as Jornadas de Prevenção do Risco Cardiovascular em Medicina Familiar iniciaram com um curso denominado “Deep dive in dyslipidaemia: myths & realities”. Coube ao Dr. João Sequeira Duarte, do Centro Hospitalar Lisboa Ocidental, apresentar a problemática da hipercolesterolemia familiar e as populações especiais alvo de doença aterosclerótica. Veja a entrevista à My Cardiologia.

Mitos e realidades na terapêutica farmacológica da dislipidemia
Prof. Doutor José Pereira de Moura
19 Nov. 2021

No âmbito das 14.as Jornadas de Prevenção do Risco Cardiovascular em Medicina Familiar, teve lugar um curso pré-jornadas intitulado “Deep Dive in Dyslipidaemia: Myths & Realities”, no qual o Prof. Doutor José Pereira de Moura, do Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra, deu uma palestra dedicada à terapêutica farmacológica neste contexto.

“Espero que esta reunião seja um enorme sucesso"
Dr. Alberto Mello e Silva
16 Nov. 2021

“Estamos à porta das 14.ª Jornadas de Prevenção do Risco Cardiovascular em Medicina Familiar, mas este ano com uma diferença assinável”. Quem o afirma é o Dr. Alberto Mello e Silva, presidente do evento, que, em entrevista à My Cardiologia, deixou o convite aos pares para se juntarem a este evento de dois dias que vai debater as novidades da prevenção cardiovascular. Veja o depoimento.

Gestão dos doentes com insuficiência cardíaca e hipercaliemia associada aos RAASi, através dos captadores de potássio
Dr.ª Marta Nogueira
04 Nov. 2021

Convidada pela My Cardiologia, a Dr.ª Marta Nogueira, cardiologista responsável pela Clínica de Insuficiência Cardíaca no Hospital de Cascais, partilhou um artigo de opinião sobre as novidades nas últimas guidelines da European Society of Cardiology (ESC) e o papel dos captadores de potássio nesta gestão.

Bomba subcutânea usada no tratamento da hipertensão pulmonar foi recentemente implantada pela primeira vez em Portugal
Dr. Rui Plácido
02 Nov. 2021

14 de outubro ficará na história do centro de tratamento de hipertensão pulmonar do Centro Hospitalar Universitário Lisboa Norte (CHULN) como o dia em que, pela primeira vez, foi implantada uma bomba subcutânea (LenusPro®), que permite a administração de treprostinil, um fármaco usado no tratamento da hipertensão pulmonar. Os procedimentos cirúrgicos dos dois doentes implantados foram efetuados pelo Dr. Pedro Marques, do Serviço de Cardiologia do CHULN, sob a orientação de um expert alemão com a experiência na colocação destas bombas. O Dr. Rui Plácido (na foto), assistente hospitalar de Cardiologia do CHULN, apontou, num vídeo que publicamos em seguida, as vantagens deste procedimento inovador em Portugal.

Newsletter

Agenda

Agenda

PUB

Apoio

AstrazenecaKRKAMerckPfizerRecordati

 

ServierTecnimedeViatrisVifor Pharma