Entrevistas

As doenças cardíacas hereditárias “são um lobo na pele de um cordeiro”
Prof. Doutor Nuno Cardim
15 Jun. 2021

“Dar luz às doenças cardíacas hereditárias” é mote da reunião virtual promovida pelo Hospital da Luz Lisboa, que se realiza já no próximo dia 19 de junho, das 8h30 às 17h30. A My Cardiologia conversou com o Prof. Doutor Nuno Cardim, cardiologista e membro da comissão organizadora do evento, que adiantou os principais temas em debate, assim como a sua importância no combate às doenças cardíacas hereditárias. Assista ao vídeo.

Hipertensão e risco cardiovascular: “É uma relação progressiva, contínua e linear”
Dr. Carlos Rabaçal
08 Jun. 2021

“À medida que os níveis tensionais aumentam, sabemos que também aumenta o risco de ter eventos cardiovasculares.” Quem o afirma é o Dr. Carlos Rabaçal, diretor do Serviço de Cardiologia do Hospital de Vila Franca de Xira, em entrevista à My Cardiologia. A propósito do Dia Mundial da Hipertensão, que se assinalou a 17 de maio, o especialista reforça a relação existente entre a hipertensão e o risco cardiovascular, o impacto da pandemia na adesão à terapêutica, a literacia dos doentes e os benefícios da polypill enquanto nova opção terapêutica. Assista a entrevista.

O papel do patirómero na gestão da hipercaliemia induzida por RAASi, em doentes com insuficiência cardíaca, doença renal crónica e outras comorbilidades
Prof. Doutor Silva Cardoso
20 maio 2021

O Prof. Doutor José Silva Cardoso foi o primeiro autor do recente artigo “Management of RAASi-associated hyperkalemia in patients with cardiovascular disease”, onde propõe a aplicação de recomendações e um algoritmo de gestão de hipercaliemia crónica nos doentes com insuficiência cardíaca (IC), doença renal crónica (DRC) e outras comorbilidades, sob terapêutica com inibidores do sistema renina-angiotensina-aldosterorna (RAASi). Em entrevista à My Cardiologia, o Prof. Doutor José Silva Cardoso explicou as novidades que constam nestas recomendações e de que modo o patirómero contribui para alcançar os objetivos das mesmas recomendações.

“A hipertensão é o fator de risco mais prevalente nas populações a nível mundial”
Prof. Doutor Mário Espiga de Macedo
17 maio 2021

Como forma de assinalar o Dia Mundial da Hipertensão, que se celebrou ontem, dia 17 de maio, o Prof. Doutor Mário Espiga de Macedo, cardiologista do Hospital Lusíadas Porto, deixou o seu apelo para a importância do tratamento e acompanhamento dos doentes diagnosticados com hipertensão, bem como a ressalva da polypill como uma nova opção terapêutica. Veja a entrevista completa.

As novas guidelines da Cardiologia
Prof.ª Doutora Ana Teresa Timóteo
17 maio 2021

“O que faria e o que mudei na minha prática com a novas guidelines?” foi a questão lançada na sessão moderada pela Prof.ª Doutora Ana Teresa Timóteo, cardiologista no Hospital de Santa Marta (CHLC) e professora da NOVA Medical School, e pelo Dr. Gonçalo Proença, coordenador da Unidade de Cardiologia do Hospital de Cascais. Em conversa com a My Cardiologia, a especialista assinalou as mensagens a reter desta palestra. Veja o vídeo.

“O doente que fica com uma insuficiência tricúspide significativa terá pior prognóstico”
Dr.ª Luísa Moura Branco e Dr. Nuno Cortez-Dias
17 maio 2021

No Congresso Português de Cardiologia 2021 (CPC2021) da Sociedade Portuguesa de Cardiologia (SPC), a My Cardiologia falou, em exclusivo, com a Dr.ª Luísa Moura Branco, do Serviço de Cardiologia do Hospital de Santa Marta (CHULC), e com o Dr. Nuno Cortez-Dias, do Serviço de Cardiologia do Hospital de Santa Maria (CHULN), sobre a recente atenção concedida à válvula tricúspide e as suas implicações no prognóstico do doente cardíaco. Assista ao depoimento.

Insuficiência cardíaca: os destaques da presidente do CPC2021
Dr.ª Regina Ribeiras
17 maio 2021

No âmbito da 42.ª edição do Congresso Português de Cardiologia (CPC2021), da Sociedade Portuguesa de Cardiologia (SPC), a presidente do evento, Dr.ª Regina Ribeiras, falou com a My Cardiologia relativamente às sessões a não perder sobre insuficiência cardíaca. Assista ao vídeo.

“A educação, a ciência e a investigação são três pilares fundamentais da SPC”
Prof. Doutor Lino Gonçalves
17 maio 2021

Além da excelência do programa científico, o Congresso Português de Cardiologia (CPC2021) ficou também marcado pela tomada de posse do novo presidente da Sociedade Portuguesa de Cardiologia (SPC). O Prof. Doutor Lino Gonçalves assumiu, a 1 de maio, a presidência da sociedade para o biénio 2021-2023. Veja a entrevista completa.

“Houve uma mudança radical na abordagem dos doentes cardíacos”
Dr. Pedro Farto e Abreu
17 maio 2021

Devido ao último ano que atravessámos, o tema “COVID-19 e o coração” foi debatido no último dia do Congresso Português de Cardiologia (CPC2021). “Esta mesa redonda foi muito interessante, uma vez que abordou uma temática obviamente atual e pertinente, que tem incidência nas suas variáveis das doenças cardiovasculares" , esclareceu o moderador da sessão, Dr. Pedro Farto e Abreu, em entrevista à My Cardiologia. Veja o vídeo completo.

“Dispomos de poucos dados que permitam caracterizar a realidade cardiovascular nacional”
Dr. Rui Cruz Ferreira
06 maio 2021

O último dia do Congresso Português de Cardiologia (CPC2021) contou com a sessão “Programas de Qualidade em Cardiologia – Uma Chamada de Atenção”, que debateu alguns “aspetos essenciais daquilo que vai ser o futuro da especialidade”. Em entrevista à My Cardiologia, o Dr. Rui Cruz Ferreira, que participou no painel de discussão da sessão, sintetizou as principais ideias a reter. Veja o vídeo.

Newsletter

Agenda

Agenda

PUB

Apoio

AstrazenecaKRKAMerckPfizerRecordati

 

ServierTecnimedeViatrisVifor Pharma