Entrevistas

Cardiology GaiaMeeting 2019 coloca os "temas mais atuais da Cardiologia" no centro da discussão
Dr. Gustavo Pires de Morais
17 Set. 2019

O Cardiology GaiaMeeting está de volta, passados dois anos, para mais uma edição "interessante, dinâmica e apelativa". Quem o diz é o Dr. Gustavo Pires de Morais, membro da Comissão Organizadora, sobre o evento agendado para a próxima sexta-feira, dia 20 de setembro, no Centro de Congressos da Alfândega do Porto. O especialista, em entrevista ao My Cardiologia, salienta a presença internacional como um fator de sucesso para o encontro bienal.

24.ªs Jornadas de Cardiologia em Medicina Geral e Familiar: “Temas são uma resposta às necessidades dos médicos”
Prof. Doutor José Coucello
10 Set. 2019

O Hotel Real Marina Olhão, no Algarve, vai receber as 24.ªs Jornadas de Cardiologia em Medicina Geral e Familiar, nos dias 4 e 5 de outubro. O presidente desta reunião, o Prof. Doutor José Coucello, esclarece quais são os temas principais desta edição e revela a importância da interação entre a Medicina Geral e Familiar e as restantes áreas. Leia a entrevista completa.

Síndrome coronário agudo: desenvolvido um modelo preditivo de mortalidade a um ano
Dr.ª Teresa Faria da Mota
03 Set. 2019

A Dr.ª Teresa Faria da Mota, do Centro Hospitalar e Universitário do Algarve, marcou presença no Congresso da European Society of Cardiology (ESC2019). A médica participou na poster session intitulada "Acute coronary syndromes: risck scores", onde apresentou "um modelo preditivo de mortalidade a um ano em doente admitidos por síndrome coronário agudo". 

Controlo e risco: o papel do colesterol LDL nas doenças cardiovasculares
Prof. Doutor Alberico Catapano
13 Ago. 2019

O Prof. Doutor Alberico Catapano, diretor do Laboratório de Estudos das Lipoproteínas e Aterosclerose, da Universidade de Milão, Itália, foi um dos profissionais de saúde que marcou presença na nona edição do Challenges in Cardiology enquanto palestrante, debruçando-se sobre a combinação terapêutica em dislipidémias e o papel da ezetimiba. Assista ao vídeo.

Amiloidose cardíaca em destaque no Challenges in Cardiology
Prof. Doutor Franz Duca
06 Ago. 2019

O Prof. Doutor Franz Duca, da Medical University of Vienna, foi um dos palestrantes da nona edição do Challenges in Cardiology, no qual se dedicou ao tema "Cardiac amyloidosis: what the clinicians should know". Face aos últimos avanços no tratamento da amiloidose cardíaca, o especialista refere, em entrevista ao My Cardiologia, que abordar esta patologia neste tipo de eventos é fundamental para chegar a mais profissionais de saúde e, consequentemente, diagnosticar e tratar mais doentes. Assista ao vídeo.

Importância do policomprimido na eficácia do tratamento das doenças cardiovasculares
Prof. Doutor Vivencio Barrios
06 Ago. 2019

O Prof. Doutor Vivencio Barrios, cardiologista no Hospital Universitario Ramón y Cajal, Espanha, esteve em Portugal, num evento dedicado aos desafios atuais da Cardiologia. Na qualidade de palestrante, debruçou-se sobre a temática "Combination therapy in dyslipidemias: the role of ezetimibe". Em entrevista, o especialista explicou as principais mensagens da sessão. Assista ao vídeo.

Novartis e UpHill unem-se pela "atualização em insuficiência cardíaca"
Dr. Eduardo Freire Rodrigues
06 Ago. 2019

De norte a sul do país, são já 100 os especialistas em Medicina Interna que podem saber mais sobre a insuficiência cardíaca (IC) e, acima de tudo, melhorar a sua prática clínica. Tal é possível pela colaboração entre a Novartis e a UpHill no desenvolvimento de um software de simulação de treino intenso e avançado nesta área. O My Cardiologia falou com o CEO da startup portuguesa, o Dr. Eduardo Freire Rodrigues, e com um dos participantes no simulador, o Dr. Tiago Mendes. Conheça o projeto.

Da hipertensão arterial à doença coronária: “aumentar a precisão no diagnóstico”
Dr. Carlos Rabaçal
30 Jul. 2019

O Dr. Carlos Rabaçal, do Hospital de Vila Franca de Xira, foi um dos palestrantes da nona edição do Challenges in Cardiology, no qual se dedicou à “ligação entre um dos maiores fatores de risco cardiovascular – a hipertensão arterial – e a doença coronária”. Em entrevista ao My Cardiologia, o especialista alertou para a “necessidade de cada clínico acompanhar a evolução da área para aumentar a precisão no diagnóstico”. Assista ao vídeo.

Novas evidências sobre morte súbita em doentes com insuficiência cardíaca
Prof.ª Doutora Cândida Fonseca
23 Jul. 2019

Desafiada a comentar a relação entre a morte súbita e a insuficiência cardíaca (IC), a Prof.ª Doutora Cândida Fonseca, coordenadora do Grupo de Estudo de Insuficiência Cardíaca da Sociedade Portuguesa de Cardiologia (SPC), afirmou que a morte súbita “ocorre muitas vezes nos doentes nas classes menos avançadas da doença, quando são relativamente pouco sintomáticos e, por isso, costumam parecer bem”. Em vídeo, a especialista aponta o sacubitril/valsartan como uma alternativa, uma vez que já mostrou melhores resultados que outros modificadores da doença. Assista à entrevista.

Terapia de ressincronização cardíaca e novas técnicas emergentes
Dr. Afonso Nunes Ferreira
22 Jul. 2019

A terapia de ressincronização cardíaca está “mais do que estabelecida” na melhoria tanto do prognóstico dos doentes, como na sua qualidade de vida. Quem o diz é o Dr. Afonso Nunes Ferreira, médico cardiologista, que acredita que, sob o ponto de vista do doente, “é tão ou mais importante melhorar a sua capacidade funcional do que o próprio prognóstico”. Assista ao vídeo.

Newsletter

PUB

Apoio

Medinfar