Entrevistas

Hipertensão e doença renal crónica: “Complexidade é conseguir tratar o doente sem induzir polifarmácia”
Carina Ferreira
09 Abr. 2024

Para Carina Ferreira, as guidelines publicadas no ano passado pela European Society of Hypertension (ESH) “são muito semelhantes” às de 2018, reiterando a importância da “monitorização da tensão arterial em ambulatório em vez de ser em consultório médico”, bem como à definição de “hipertensão verdadeiramente resistente”. A News Farma conversou com a nefrologista do Hospital Curry Cabral (Unidade Local de Saúde de São José) a propósito destas recomendações e dos desafios na abordagem à hipertensão, a relação entre esta patologia e a doença renal crónica, e o papel da Medicina Geral e Familiar no seguimento destes doentes e na prescrição de fármacos para controlo tensional. Veja o vídeo.

“Temos um Congresso abrangente, que liga a ciência, a inovação e a evidência com a prática clínica”
Luísa Moura Branco
26 Mar. 2024

75 anos da Sociedade Portuguesa de Cardiologia (SPC) e 50 anos do Congresso Português de Cardiologia (CPC). Dois marcos históricos que se assinalam nesta edição 2024 do CPC, destaca a presidente Luísa Moura Branco, que convida todos a participarem naqueles que serão momentos de partilha, com sessões focadas na inovação e evidência. “É desta junção que se faz a Cardiologia”, salienta. Assista à entrevista de antevisão do CPC, que se realiza de 19 a 21 de abril, no Centro de Congressos do Algarve, em Vilamoura.

ENGAGE AF-TIMI 48: “Um estudo muito interessante de grande dimensão e muito bem conduzido”
Ricardo Fontes-Carvalho
25 Mar. 2024

Ricardo Fontes-Carvalho esteve presente num dos eventos que integrou a Speaker Tour, iniciativa da Daiichi Sankyo Portugal que decorreu em três cidades portuguesas para assinalar os 10 Years of ENGAGE. Além do cardiologista do CH de Vila Nova de Gaia e Espinho, foi possível ouvir o investigador principal do Grupo de Estudos TIMI para o ENGAGE AF-TIMI 48, Robert Giugliano, e o coordenador nacional deste ensaio clínico, João Morais. As ideias-chave das várias palestras e as expetativas para o futuro foram partilhadas pelo especialista, em entrevista à News Farma. Veja o vídeo.

Evidência permite que, “em 2024, estejamos muito confortáveis com a anticoagulação em várias situações clínicas”
Rui Baptista
18 Mar. 2024

A cidade dos estudantes, Coimbra, foi palco de um dos eventos da Speaker Tour que a Daiichi Sankyo Portugal promoveu para celebrar os 10 Years of ENGAGE. Robert Giugliano, investigador principal do Grupo de Estudos TIMI para o ENGAGE AF-TIMI 48, e João Morais, coordenador nacional deste ensaio clínico, foram os especialistas convidados para integrar o painel de palestrantes que contou ainda com a colaboração de Rui Baptista. No final, a News Farma entrevistou o cardiologista da ULS de Entre Douro e Vouga para um comentário sobre resultados do estudo e impacto na prática clínica, entre outros tópicos. Assista ao depoimento.

DOAC são uma “solução de anticoagulação eficaz” e uma “das maiores mudanças” na Medicina Cardiovascular
Miguel Menezes
12 Mar. 2024

Lisboa foi uma das cidades escolhidas para receber a Speaker Tour promovida pela Daiichi Sankyo Portugal para celebrar os 10 Years of ENGAGE. Além do investigador principal do Grupo de Estudos TIMI para o ENGAGE AF-TIMI 48, Robert Giugliano, e do coordenador nacional deste ensaio clínico, João Morais, o evento contou igualmente com a participação de Miguel Menezes, cardiologista do Centro Hospitalar e Universitário de Lisboa Norte, com quem a News Farma teve a oportunidade de conversar. Assista à entrevista em vídeo.

Controlo das hipotensões noturnas e papel dos betabloqueantes no tratamento do doente com glaucoma
Jorge Simão
05 Mar. 2024

Com base na publicação das guidelines da European Society of Hypertension (ESH) e sendo “a hipertensão arterial sistémica um dos fatores de risco já conhecidos para diferentes patologias oftalmológicas”, a News Farma entrevistou Jorge Simão para comentar o impacto da mesma no desenvolvimento e progressão do glaucoma, com enfoque no controlo das hipotensões noturnas. O assistente hospitalar de Oftalmologia da Unidade Local de Saúde de Coimbra falou ainda sobre o tratamento com betabloqueantes e os cuidados a ter, bem como o papel do médico de família na abordagem a estes doentes. Assista ao vídeo.

Tecnologias e terapêuticas avançadas aliadas a diagnósticos precoces no combate à doença cardiovascular
Fausto Pinto
05 Mar. 2024

“Considero que cumpriu exatamente os nossos objetivos de atualização, na busca de novas soluções, na prevenção, no diagnóstico e terapêutica das doenças cardiovasculares e na promoção da saúde cardiovascular”. É assim que Fausto Pinto, presidente do 14.º Congresso Novas Fronteiras em Medicina Cardiovascular, descreve o evento cujo balanço é “extremamente positivo”, numa interação plena entre colegas nacionais e internacionais. Assista à entrevista.

ENGAGE AF-TIMI 48: “O maior avanço em Medicina Cardiovascular nos últimos dez anos”
João Morais
27 Fev. 2024

A convite da Daiichi Sankyo Portugal, João Morais foi o moderador dos três eventos Speaker Tour, que decorreu em Lisboa, Coimbra e Porto, com o objetivo de celebrar os 10 Years of ENGAGE. Neste âmbito, a News Farma entrevistou o coordenador nacional do ENGAGE AF-TIMI 48 que partilhou as suas expectativas aquando da realização deste estudo e o seu sentimento perante a participação portuguesa neste importante ensaio clínico, salientou os resultados mais impactantes para a prática clínica e referiu o que espera para a próxima década no campo da hipocoagulação. Assista ao vídeo.

Hipertensão arterial e glaucoma, uma “relação complexa e não completamente esclarecida”
Teresa Gomes
27 Fev. 2024

A propósito das mais recentes guidelines da European Society of Hypertension (ESH) para a abordagem à hipertensão arterial, quisemos perceber melhor a relação entre esta patologia e as doenças oftalmológicas, com enfoque no glaucoma. Para isso, a News Farma entrevistou uma especialista nesta área, Teresa Gomes, que alertou para o impacto da “instabilidade da pressão arterial” no contexto da doença glaucomatosa. A oftalmologista da Unidade Local de Saúde São José comentou ainda o papel dos betabloqueantes no tratamento das duas enfermidades.

Edoxabano, o anticoagulante simples de usar e “muito útil na prática clínica”
Robert Giugliano
22 Fev. 2024

Para fechar com chave de ouro a campanha de celebração dos 10 Years of ENGAGE, a Daiichi Sankyo Portugal promoveu uma Speaker Tour em três cidades – Lisboa, Coimbra e Porto – que contou com a participação do investigador principal do Grupo de Estudos TIMI para o ENGAGE AF-TIMI 48, Robert Giugliano. A News Farma teve a oportunidade de conversar com o especialista sobre este estudo e as suas subanálises, resultados e impacto dos mesmos na prática clínica, bem como as suas expectativas para o futuro na área da hipocoagulação. Assista às declarações.

Apoio

Boehringer IngelheimLillyNovartisMerckTecnimede