Newsletter

Atualidade

(Re)veja os melhores momentos do Heart Failure
06 Jun. 2024
O Heart Failure foi o palco do debate das mais recentes evidências na abordagem da Cardiologia através da partilha de perspetivas de vários especialistas nacionais e internacionais. Esta edição, que aconteceu de 11 a 14 de maio, no Centro de Congressos de Lisboa, não foi exceção. A News Farm ...
Prémio de Risco Cardiovascular Dr. Pedro Marques da Silva entregue a trabalho sobre lipoproteína (a)
04 Jun. 2024
O Prémio de Risco Cardiovascular Dr. Pedro Marques da Silva foi entregue ao trabalho “Lipoproteina (a), um importante biomarcador do risco cardiovascular”, realizado por Catarina Távora, Manuel G. Costa, Francisca Sá Couto e Joana Rodrigues dos Santos, provenientes do Hospital de Cascais, no âmbi ...
SPC contra exclusão de doenças cardiovasculares das prioridades do Ministério
04 Jun. 2024

A Sociedade Portuguesa de Cardiologia (SPC) manifestou-se contra e “eleição exclusiva” das áreas oncológica, obstétrica e da saúde mental como prioritárias, lembrando que as doenças cerebrocardiovasculares são a principal causa de morte e morbilidade em Portugal.

Reportagem

10 YEARS OF ENGAGE: a celebração de uma mudança de paradigma com 10 anos de impacto na prática clínica
Robert Giugliano, João Morais, Miguel Menezes, Rui Baptista e Ricardo Fontes-Carvalho

A News Farma marcou presença na Speaker Tour promovida pela Daiichi Sankyo Portugal, que passou por três cidades portuguesas e que teve como objetivo fechar a Campanha 10 YEARS OF ENGAGE que teve início no dia 10, do mês 10 de 2023 e assinala uma década do estudo ENGAGE AF-TIMI 48, o maior e mais longo ensaio clínico com um NOAC.

Robert Giugliano, investigador principal do Grupo de Estudos TIMI para o ENGAGE AF-TIMI 48, e João Morais, coordenador nacional deste ensaio clínico, foram as figuras principais desta iniciativa que decorreu em Lisboa, Coimbra e Porto, locais escolhidos para receber também os cardiologistas Miguel Menezes, Rui Baptista e Ricardo Fontes-Carvalho, respetivamente. Fomos conhecer a perspetiva dos cinco especialistas sobre alguns dos tópicos abordados durante o evento e resumimos as ideias-chave das várias entrevistas. Assista ao vídeo.

Entrevistas

Testes genéticos como chave para o tratamento da miocardiopatia dilatada
Inês Campos

Na sessão de Moderated ePostersChronic heart failure - epidemiology, prognosis, outcome 5", do Congresso da Heart Failure Association 2024, que decorreu a 11 de maio  em Lisboa, a cardiologista Inês Campos, da ULS Tâmega e Sousa, apresentou um estudo sobre o impacto dos testes genéticos no tratamento da cardiomiopatia dilatada. Sob o título "The impact of genetic testing in dilated cardiomyopathy: are we yet in the era of precision medicine?", a especialista explicou à News Farma a importância de procurar ativamente por variantes genéticas associadas a um pior prognóstico.

Apoio

Boehringer IngelheimLillyNovartisMerckTecnimede