Opinião

A importância de cuidar do coração
João Brum Silveira
11 Jun. 2024

Para promover o conhecimento e a compreensão sobre o enfarte agudo do miocárdio e os seus sintomas, bem como alertar para a importância do diagnóstico atempado e tratamento precoce, a Associação Portuguesa de Intervenção Cardiovascular (APIC) está a promover, em Portugal, a campanha Cada Segundo Conta, integrada na iniciativa Stent Save a Life. Leia o artigo de opinião da autoria de João Brum Silveira, coordenador nacional do Stent Save a Life (APIC). 

Desafios e oportunidades: programas de reabilitação cardio-oncológica
Sofia Gonçalves Viamonte
11 Jun. 2024

Leia o artigo de opinião da autoria de Sofia Gonçalves Viamonte, especialista em Medicina Física e de Reabilitação e diretora do Centro de Reabilitação do Norte, ULS Gaia/Espinho, sobre a importância da implementação de estratégias preventivas dirigidas ao doente oncológico com maior risco de desenvolver doença cardiovascular. A também coordenadora do ONCOMOVE® – Associação de Investigação de Cuidados de Suporte em Oncologia (AICSO), reforça que “os benefícios associados aos programas de reabilitação cardíaca (PRC) fornecem a base científica para que sejam implementados também na população oncológica”.

Viver sem tabaco: saúde, economia e qualidade de vida
Elisa Campos Costa
04 Jun. 2024

A propósito do Dia Mundial Sem tabaco, assinalado a 31 de maio, Elisa Campos Costa, especialista em Neurologia no Hospital de Vila Franca de Xira e membro da Sociedade Portuguesa do AVC, reflete acerca do impacto da cessação tabágica na qualidade de vida das pessoas, inclusive na redução de risco de doença coronária a longo prazo. Leia o artigo de opinião.

“A HTA afeta cerca de 40 % da população adulta e estima-se que apenas 11 % a tenha controlada”
Denis Gabriel
21 maio 2024

A propósito do Dia Mundial da Hipertensão Arterial, assinalado a 17 de maio, leia o artigo de opinião da autoria de Denis Gabriel, médico neurologista e membro da Direção da Sociedade Portuguesa do Acidente Vascular Cerebral,  sobre a relação entre hipertensão arterial (HTA) e acidente vascular cerebral (AVC). 

Diabetes e insuficiência cardíaca: decida gerir e atuar mais cedo
Ana Filipa Rebelo
09 Abr. 2024

"Os estudos mostram que a presença de diabetes indica que a pessoa está em risco de insuficiência cardíaca (IC), e esses doentes, mesmo sem sintomas, devem ser considerados com risco aumentado de progressão para estadios mais avançados de IC." Palavras de Ana Filipa Rebelo, da Unidade Local de Saúde de Trás-os-Montes e Alto Douro (ULSTMAD), em artigo de opinião sobre a relação da diabetes com a IC e a forma como os especialistas podem intervir mais cedo na gestão das duas patologias.

"Tratar atempadamente um enfarte agudo do miocárdio é reconhecer os seus factores de risco e agir preventivamente"
Ana Tomada
13 Fev. 2024

Leia o artigo de opinião da autoria de Ana Tornada, do Núcleo de Estudos e Prevenção do Risco Vascular / Internista na Unidade Local de Saúde de Santa Maria, sobre a prevenção da doença coronária.

Doença valvular cardíaca na terceira idade: adie o prazo de validade do coração
Dr. Rui Campante Teles
24 Out. 2023

No âmbito do Dia Mundial da Terceira Idade, que se assinala já no próximo sábado, 28 de outubro, o Dr. Rui Campante Teles, coordenador nacional da iniciativa Valve For Life/Corações de Amanhã, da Associação Portuguesa de Intervenção Cardiovascular, partilhou um artigo sobre a doença valvular cardíaca nos idosos. Leia o artigo de opinião. 

Será que os jovens estão atentos ao seu coração?
Prof.ª Doutora Ana Abreu
05 Set. 2023

Leia o artigo de opinião da autoria da Prof.ª Doutora Ana Abreu, do Serviço de Cardiologia, do Hospital Universitário de Santa Maria/Centro Hospitalar Universitário Lisboa Norte (CHULN), a propósito da saúde cardiovascular e fatores de risco associados aos estilos de vida dos jovens. 

Recomendações importantes a adotar para manter um coração jovem (e forte)
Dr. Carlos Tavares Bello
10 Ago. 2023

Como mantemos o coração jovem independentemente da idade? Não deverão os jovens também estar mais atentos à saúde do seu coração? São questões que o Dr. Carlos Tavares Bello, assistente hospitalar de Endocrinologia, no Hospital da Luz, Lisboa, e secretário-geral da Sociedade Portuguesa de Aterosclerose, procura responder num artigo de opinião dedicado à saúde cardíaca dos mais jovens. Leia o parecer do, também, coordenador do Grupo de Estudos das Dislipidemias da Sociedade Portuguesa de Endocrinologia, Diabetes e Metabolismo.

Doença valvular cardíaca: A idade pesa no coração
Dr. Rui Campante Teles
01 Ago. 2023

A propósito do Dia dos Avós, assinalado a 26 de julho, leia o artigo de opinião da autoria do Dr. Rui Campante Teles, coordenador nacional da iniciativa Valve For Life/Corações de Amanhã, da APIC, a propóito das doenças cardiovasculares que mais afetam os mais velhos. 

Apoio

Boehringer IngelheimLillyNovartisMerckTecnimede