Opinião

II Wetlab da Válvula Mitral CICC/SPCCTV em retrospetiva
Dr. André Antunes, secretário-geral do Clube Internos Cirurgia Cardíaca (CICC)
08 Jan. 2019

Decorreu no passado dia 10 de novembro de 2018, no Espaço Ethicon, em Lisboa, o II Wetlab Válvula Mitral organizado pelo Clube de Internos de Cirurgia Cardíaca (CICC) da Sociedade Portuguesa de Cirurgia Cardiotorácica e Vascular (SPCCTV). Tratou-se de mais uma iniciativa deste clube, refletindo todo o seu dinamismo já lhe reconhecido, que teve a participação de mais de dois terços dos médicos internos de cirurgia cardíaca a nível nacional.

Os “novos” antidiabéticos na doença cardiovascular
Dr.ª Ana Margarida Monteiro, assistente hospitalar de Endocrinologia, Hospital de Braga
16 Out. 2018

As doenças cardiovasculares (DCV) são a principal causa de morte e morbilidade em doentes com diabetes mellitus tipo 2 (DM2). Neste sentido, a diminuição dos eventos cardiovasculares (CV) constitui um imperativo clínico que deve ser priorizado de forma a reduzir mortes prematuras, a melhorar a qualidade de vida e a diminuir os custos individuais e médicos.

Quanto mais cedo melhor: o exemplo da hipercolesterolemia familiar
Dr. Pedro Marques da Silva, internista do Hospital de Santa Marta
03 Out. 2018

A aterosclerose é um processo complexo, variegado, em que lipoproteínas aterogénicas, mediadores inflamatórios e componentes hemostáticos interatuam para a formação e progressão de placas, que pode – a todo o momento – culminar na rotura e na erupção de um trombo, com as complicações potenciais clínicas que daí podem advir.

I agree with the Termos e Condições

Opinião